26 AGO 2021
Prefeitura coleta mais de 20 toneladas de entulho em limpeza de imóveis

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), pela Vigilância Ambiental, prestou serviços de limpeza de propriedades, retirando 20.408 quilos de resíduos sólidos urbanos, no mês de julho, em 54 localidades dentro do quadro de providências de prevenção e controle de arboviroses.

Os trabalhos são parte de estratégia adotada pela Prefeitura de Divinópolis para coibir possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, da chikungunya, da zika e da febre amarela.

O total de 11.585 quilos de reservatórios foi retirado, e a quantidade de pneus foi de 8.823 quilos. O material distribuiu-se da seguinte maneira pelas Regiões:

    Central ‒ reservatórios, 1.530 quilos, e pneus, 436 quilos ‒ Porto Velho, Dom Pedro, Esplanada, Centro A e Sidil.
    Sudeste ‒ reservatórios, 1.240 quilos, e pneus, 1.474 quilos ‒ Vila das Roseiras, Santos Dumont, Nossa Senhora das Graças, Interlagos, Ponte Funda, Aeroporto e Maria Helena.
    Nordeste ‒ reservatórios, 1.810 quilos, e pneus, 132 quilos ‒ Danilo Passos II, São Lucas, Danilo Passos I, Itaí, São Geraldo, São João de Deus II, Jardim Candidés, Icaraí e Vila Rica.
    Sudoeste ‒ reservatórios, 3.025 quilos, e pneus, 1.860 quilos ‒ Copacabana, São Paulo, Santo André, São Domingos, João Paulo II, Vivendas da Exposição, São José, Floresta, Jardinópolis, Geraldo Pereira, Bela Vista, São Judas, São Miguel, Morumbi, Morada Nova, Jardim das Acácias, Padre Herculano, Marajó e J.A. Gonçalves.
    Oeste ‒ reservatórios, 2.000 quilos, e pneus, 1.137 quilos ‒ Planalto, Vila Belo Horizonte, Campina Verde, São Roque, Ipiranga, Belo Vale, Tietê e Santo Antônio dos Campos.
    Norte ‒ reservatórios, 1.980 quilos, e pneus, 3.784 quilos ‒ Santa Clara, São Sebastião, Nossa Senhora da Conceição, Padre Libério, Jardim Candelária e Prolongamento do Bom Pastor.

Equipamentos como caminhão, caminhonetes pickup, sacos plásticos e luvas são usados durante a atividade. Os alvos são residências cujos moradores são acumuladores, sem condição para remover os resíduos sólidos domésticos ou em outra questão social e os bairros com alto risco de epidemia de dengue segundo o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).
Cooperação
A Prefeitura pede ajuda aos proprietários na limpeza de quintais e lotes. Os moradores devem limpar os imóveis removendo e acondicionando em sacos plásticos recipientes que possam estancar água.

A população deve ajudar o poder público a manter a cidade limpa evitando descartar entulho e material inservível em espaços como vias públicas, calçadas e terrenos.

Casos de possíveis focos de mosquitos da dengue devem ser informados pelo App Divinópolis ou chamando a Vigilância Ambiental a 3229-6822.