24 AGO 2021
Semed realiza Semana da Educação Infantil

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está realizando a Semana da Educação Infantil. O tema deste ano é “Criança e Natureza”. As atividades tiveram início nesta segunda-feira (23/8) e vão até o sábado (28/8). A proposta é incentivar atividades que tenham contato com a natureza, um convite a resgatar coisas simples e naturais.

De acordo com a secretária de Educação, Andreia Dimas, a partir da temática “Criança e Natureza” cada unidade escolar estará realizando atividades que explorem brinquedos e brincadeiras a partir dos quatro elementos na natureza. “Cada elemento tem uma caraterística própria e sugere um tipo de brincadeira, com infinitas possibilidades de brincar com a terra, água, o ar e o fogo. O processo de aprendizagem é essencialmente humano, passa pelo corpo, pela natureza, pelas relações”, destacou.

Brincadeiras com o elemento AR incentivarão o ato de mover-se no espaço e elevar-se do chão, mostrando novos ângulos, como pés de lata, balanço, peteca. Brinquedos que dependem da aerodinâmica, como pipas e aviõezinhos, se relacionam com esse elemento.

O elemento FOGO pode ser trabalhado desenvolvendo a autonomia e o enfrentamento do medo. Brincadeiras que usam luz, velas, fogueiras e o próprio sol, possibilitam brincar com a sombra, cozinhar e assar alimentos, derreter giz, acender velas, dentre outros.

Já o elemento ÁGUA traz fluidez, leveza e equilíbrio. Os brinquedos com água estimulam o olhar da natureza, como simetria e equilíbrio. As brincadeiras podem ser variadas como barquinho de diferentes materiais, bolhas de sabão, esculturas de gelo, pescaria, pintura com água, etc.

O elemento TERRA remete ao ambiente de casa e da comunidade. As brincadeiras com esse elemento levam as crianças para uma conexão social e cultural. É recomendado brincar de construir, moldar objetos, fazer comidinha, desenhar no chão, pintar com tinta de terra, etc.

Em Divinópolis, 4.718 crianças estudam na educação infantil. São 1.712 no 1º período, 1.558 no 2º período e 1.448 na Creche. Atualmente 37 unidades escolares possuem educação infantil no município.