23 AGO 2021
Unidades de Saúde ampliam o acesso à administração de medicações injetáveis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) - Diretoria de Atenção à Saúde via Gerência de Assistência Farmacêutica, publica Nota Técnica 005/2021 com orientações sobre a administração de medicamentos injetáveis na atenção primária à saúde do município. A nota é direcionada a médicos, enfermeiros e farmacêuticos das unidades básicas de saúde, equipes de saúde da família e farmácias municipais.

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o local da assistência à saúde que deve buscar ampliar, sempre que possível, a oferta de ações e serviços em saúde, bem como garantir o acesso, continuidade do cuidado e resolutividade das demandas dos usuários.

Diante disso, a Diretoria da Atenção Primária à Saúde solicitou ao Comitê Científico a normatização da oferta de medicações injetáveis a serem realizadas em todas as unidades de saúde de Divinópolis. Sendo assim, as equipes de Saúde da Família começarão a administrar diversos medicamentos injetáveis definidos pelo Comitê Científico, seguindo todas as recomendações para a segurança do paciente.

Os medicamentos padronizados deverão ser retirados na farmácia de referência do paciente ou, caso não seja padronizado, deve ser adquirido pelo usuário. Vale ressaltar que deverá ser apresentada a prescrição prévia do médico ou odontólogo e a mesma deverá seguir os prazos de validade conforme legislação específica (Antibióticos: até 10 dias da data da prescrição, Corticoides: até 30 dias da data da prescrição, Psicotrópicos: até 30 dias da data da prescrição).

Segundo Daiana Ferreira Costa, coordenadora do Comitê Científico, os profissionais das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) são habilitados para a administração de injetáveis e estão respaldados pela Portaria n° 3.161 de 27 de dezembro de 2011 do Ministério da Saúde.

A diretora da Atenção Primária à Saúde, Daniela Dias Vasconcelos, reforça que a oferta desse serviço facilitará o acesso dos usuários ao tratamento precoce e oportuno, evitará abandono de tratamento e melhorar a qualidade de vida do usuário. Outra vantagem é que esta medida evitará a sobrecarga dos serviços de pronto atendimento, visto que todas as unidades de saúde realizarão esse procedimento antes realizado somente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto.