20 AGO 2021
Semana da Pessoa com Deficiência promove contação de história no Cras Noroeste
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Noroeste, em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Núcleo Associação dos Deficientes do Oeste de Minas (Adefom), realizou, nesta quinta-feira (19/08), a Hora do Conto, com a monitora social de artesanato Rosilene Maria de Oliveira.

A ação foi projetada para pessoas portadoras de necessidades especiais acompanhadas no núcleo, para celebrar a Semana da Pessoa com Deficiência que tem como “Construindo um Brasil mais inclusivo”, segundo o calendário de eventos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

A atividade lúdica ofereceu duas histórias. “O menino Bochi” mostrou a importância da pessoa, independentemente da forma física, e transmitiu a ideia de apreciar a beleza interior. Outro conto, “Como nasceu a alegria”, de Rubem Alves, retratou que as pessoas especiais podem contagiar a todos os que lhes rodeiam com alegria, esperança e amor.

A monitora ofereceu ao público geral a explicação moralmente reveladora para os contos. “Estão dirigidos à pessoa com deficiência. Ao longo da narração, falei sobre como aceitar e superar a deficiência e como trabalhar com ela. Sempre busco histórias em que o público possa levar mensagem consigo no fim”.

Interação

Depois da contação de história, os usuários do SCFV Núcleo Adefom participaram de reflexão com a técnica do Cras Rosângela Botelho. “Foi um momento muito enriquecedor. Mostramos a importância de cada ser no mundo e que há algo especial em cada um”, disse.

Os eventos do mês da pessoa com deficiência começaram dia 5 e vão até o dia 27. A programação está a cargo da Gerência de Proteção Social e Benefícios, com os serviços Cras e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).