19 AGO 2021
ESPORTES
Dia Nacional do Ciclista é lembrado por campanha de segurança no trânsito
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Semej) em conjunto com a Associação Divinopolitana de Ciclismo (ADC) celebram o Dia Nacional do Ciclista, que é comemorado no dia 19 de agosto, com uma campanha de conscientização sobre o “pedal consciente”.

A prática de ciclismo, tanto para a mobilidade urbana, como para o lazer tem crescido de forma exponencial na cidade e no país. Diante do fenômeno da pandemia, muitos esportistas, com as academias fechadas, viram no ciclismo uma opção saudável de prática de atividade física, sem aglomerações e em contato com a natureza.

O trecho que liga a ciclofaixa da rua Pitangui até a Cachoeira do Caixão, Comunidade dos Costas e outras trilhas, está a cada dia mais freqüentada por ciclistas que buscam no esporte uma opção de saúde e condicionamento físico. Além desta trilha, existem várias outras na cidade que são freqüentadas pelos adeptos do mountain bike.

A Associação Divinopolitana de Ciclismo, através do seu presidente Glayber Alves Ferreira e do vice-presidente Mozar Paulino Prado, ressalta a importância do uso de equipamentos de segurança, como o capacete, luvas, óculos, além de manter a bicicleta revisada e respeitar as leis do trânsito e o “pedal consciente”.

O diretor de Esportes da Semej, Weslley de Oliveira, em conjunto com o profissional Rinaldo “Xisto” Gontijo vem acompanhando as ações da ADC, bem como de atletas da cidade que apresentam resultados em competições de ciclismo e mountain bike. Eles dão um destaque especial ao atleta Matheus Fagner, que tem sido um grande vencedor. Atleta profissional equipe Redstone, foi campeão mineiro XCO e XCM 2020, e tem tido um desempenho excepcional nesta temporada, vencendo a maioria das provas que participa. Mais um entre os grandes atletas de ciclismo de Divinópolis.

O Dia Nacional do Ciclista foi instituído pela Lei nº 13.508 de 22 de novembro de 2017.