No âmbito da campanha de combate à violência contra as mulheres sob o tema “Mais amor, menos ódio!”, a Prefeitura de Divinópolis e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por parte do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), promoveram na tarde de ontem (16/8), o Dia da Beleza, na sede da instituição.
O objetivo foi desenvolver ações que aumentassem a motivação e a autoestima das beneficiárias proporcionando-lhes momentos de diálogos e cuidados de beleza que lhes permitissem redescobrir a alegria de viver.
Durante a jornada, a equipe do Creas totalizou 18 consultas, que incluíram corte de cabelo, escova e chapa, assim como modelagem de sobrancelhas, com as monitoras Zilma Vilela e Aline Fernanda Ferreira. A campanha concentrou-se em adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa (MSE), famílias da Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), usuários do Serviço de Apoio ao Migrante e servidores do Creas.
Eventos
As atividades planejadas no Agosto Lilás, além de fornecer informação, têm como objetivo estimular a reflexão e mudar atitudes com relação à violência. Para isso, as equipes do Creas e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) participarão de oficinas, apresentações artísticas, decoração de espaço, roda de conversa, conversa com a comunidade, diálogo com jovens e palestra e enfatizarão a importância da garantia de proteção que a lei estabelece.
“Pretendemos alertar a população”, disse Juliana Coelho, secretária de Assistência Social, momentos depois que a pasta anunciou as ações por desenvolver. “Por isso nos comprometemos a promover a Lei Maria da Penha e discutir os diferentes tipos de violência, de gênero, doméstica, familiar e contra a mulher, como forma de freá-los; há que quebrar o círculo vicioso”, destacou.
Canais de Atendimento à Mulher Vítima de Violência
Central de Atendimento à Mulher – 180
Central de Emergência da Polícia Militar – 190
Plantão da Polícia Civil de Divinópolis/MG – (37) 3221-1202
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – 3221-1933/ Ramal 205
Centro de Referência Especializada de Assistência Social – 3229-9790
Conselho Municipal de Direitos da Mulher – 3221-1860