16 AGO 2021
Exposição recorda mês da pessoa com deficiência
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) inaugurou, nesta segunda-feira (16/8), a exposição de arte inclusiva “Superação”, que pode ser visitada no hall de entrada do Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis, até o dia 27. A mostra tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) na organização, para celebrar o mês da pessoa com deficiência, cujo tema é “Construindo um Brasil mais inclusivo”.

O evento conta com trabalhos desenvolvidos por usuários da Associação dos Deficientes do Oeste de Minas (Adefom), do Instituto Helena Antipoff, do Centro Dia da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), da Escola Raio de Sol e da ONG Céu Azul.

A mostra inclui artesanato, pinturas, desenhos, livros em braile e outros materiais que refletem o panorama artístico das instituições. O evento tem como objetivo chamar a atenção do público sobre o mês de sensibilização e conscientização sobre a pessoa com deficiência, cujas atividades devem fortalecer o trabalho da Semas em parceria com a rede de instituições que atendem os usuários do município.

A vice-prefeita Janete Aparecida defende os direitos das pessoas com deficiência por meio do amor e do respeito. “Trata-se de um assunto que o amor é fundamental. Temos que amar o deficiente do jeito que ele é e não da maneira que queremos que seja, independente de qualquer deficiência. É saber amar e respeitar, se colocar numa condição de conviver com a pessoa com deficiência de forma igual. Isso é igualdade, dar condições para todos serem iguais. Para isso, precisamos nos mobilizar, com políticas públicas adequadas. Seja na educação, na saúde, assistência social e outras. É isso que essa gestão fará. Que nossos deficientes tenham, acima de tudo, o espaço respeitado como cidadãos que são”, finalizou.

A monitora social Rosilene Maria de Oliveira Santos, participou da apresentação da exposição como contadora de histórias e agradeceu a iniciativa da Prefeitura. "Para mim, é muito gratificante mostrar o trabalho dos nossos educandos e quando vejo o que eles conseguiram realizar o que foi proposto, só tenho o que agradecer e torcer para que façam muito mais”, destacou.

Juliana Coelho, secretária municipal de Assistência Social, explicou que a campanha tem como objetivo dar a conhecer o complexo mundo das pessoas com deficiência. “Falar da deficiência é muito mais que acessibilidade, inclusão nas escolas ou concessão de benefícios de adaptação e readaptação. Falamos de mundo múltiplo do qual as pessoas com deficiência participam”, lembrou.

Lidiane Ramos, educadora social do Instituto Helena Antipoff, destacou o aspecto terapêutico da experiência do usuário. “Os trabalhos são bons para melhorar a qualidade de vida, e alguns deles geram renda, como confeccionar tapeçaria em casa. Os usuários podem sentir-se úteis nas atividades enquanto desenvolvem a coordenação motora e a concentração”, disse.

Marco Túlio Fontes, coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Noroeste, elogiou a exposição. “Esta é maravilhosa peça que mostra o que é produzido pelos portadores de necessidades especiais, que devem ser incluídos na sociedade. Vale a pena ver o evento”.

A Gerência de Proteção Social e Benefícios da Semas, com os serviços Cras e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), é responsável pela campanha, que começou dia 5 e se estenderá até dia 27. As ações restantes acontecerão nos territórios dos Cras.