12 AGO 2021
Conferência Municipal votará propostas e elegerá delegados hoje
 “Assistência Social: direito do povo, dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. Esse é o tema da 13° Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas), que realizará a última reunião hoje (12/8), das 18h às 20h30, remotamente, com transmissão pelo canal do YouTube da Prefeitura de Divinópolis.

No segundo dia, o evento procederá à votação das propostas elaboradas nas pré-conferências e à eleição de delegados para Conferência Estadual. As partes interessadas terão acesso à conferência em https://youtu.be/CZpDkvKwL4Y .

Os participantes serão recebidos com credenciamento. Às 18h30, o plenário discutirá e apresentara as propostas nas pré-conferências para aprovação; a eleição dos delegados ocorrerá às 19h30; o relatório final será apresentado às 20h; e, às 20h30, a conferência será finalizada.

A primeira reunião decorreu na quarta-feira (11/8). Na ocasião, o credenciamento foi outorgado ao público, e pouco depois a conferência foi aberta. O regimento interno da conferência foi lido e aprovado. Também houve palestra sobre o tema “Garantia de direitos no fortalecimento do Suas”.

Conferências anteriores

Divinópolis promoveu pré-conferências antes do evento. As reuniões preparatórias são espaços amplos e democráticos para discutir e coletivamente articular propostas e estratégias organizacionais. A principal característica é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas para os próximos anos.

As conferências podem ser organizadas em âmbito municipal, estadual e federal. Os encontros não estão isolados; são parte de processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública.

Dado que os segmentos relacionados com o tema em questão participam dos debates que se realizam durante os eventos, é possível estabelecer pacto para alcançar metas e prioridades específicas, além de abrir espaço para compartilhar experiências.