10 AGO 2021
110 atletas percorrem mais de 17 mil kms em evento solidário
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria de Esportes e Juventude, realizou, de 25 de junho a 01 de agosto, o Desafio Km Aventura. O evento consistiu no desafio de cada atleta registrar, no período acima, todos os seus treinos, e ao final somar o total da distância percorrida, em diversas modalidades.

Em tempos de pandemia e a cidade em Onda Vermelha e Amarela do programa Minas Consciente, durante o evento, impossibilitados os eventos presenciais, a alternativa de participar de eventos online foi um grande incentivo aos atletas, que aderiram e elogiaram a iniciativa da Semej.

O diretor de Esportes, Weslley Oliveira, ressalta a importância do incentivo à prática de atividades. “Diversas pessoas relataram que o evento foi uma grande motivação para a prática de atividades físicas e para os cuidados com a saúde, e, além disto, a SOS do Câncer foi muito beneficiada com os kms doados”, ressalta. Os profissionais Rinaldo Xisto e a estagiária Lydia também participaram da organização do evento.

Todos os participantes, ao final do evento, receberam sua medalha de participação, além de um certificado, mencionando a modalidade e o total de kms percorridos no período. Participaram do evento, atletas amadores de Divinópolis, Carmo do Cajuru, Cana Verde, Coqueiral, Pitangui, Perdões, Lavras, Belo Horizonte, Itapecerica, Oliveira e Araújos, totalizando 11 cidades envolvidas. Participaram, nas oito modalidades, o total de 110 atletas e 17.742,52 quilômetros percorridos.

Na corrida 55 atletas participaram com 5.899,59 doados e na modalidade mountain bike 25 participaram com 4.987,87 quilômetros percorridos. Quinze pessoas se inscreveram na categoria ciclismo, percorrendo 5.317,71kms e nove pessoas participaram com a caminhada com o percurso total de 1.088,94 quilômetros. Duas pessoas percorreram 403,2 km no enduro e uma percorreu 31,25km em treeking. Duas pessoas percorreram 10,89 quilômetros na natação e uma pessoa optou por natação em águas profundas e percorreu 3,07kms.

KM Solidário

Além de receber o incentivo de realizar seus treinos, os atletas foram também incentivados a registrar suas atividades no App Km Solidário, onde, de forma gratuita, todos puderam doar os quilômetros percorridos à entidade SOS do Câncer.

Acumulando Kms doados, a entidade recebe recursos oriundos de patrocinadores do aplicativo e ajuda famílias que enfrentam situações de tratamento de câncer, recebendo medicação, suplementos alimentares, entre outros.

Luciana Tedeshi, auxiliar de Projetos da SOS do Câncer, ressaltou que o evento realizado pela prefeitura foi de tamanha importância para que possamos unir a cultura da doação e o combate ao sedentarismo.  “Você pode doar seus quilômetros diariamente para a SOS do Câncer, sem pagar nada por isso e continuar fazendo o bem para você e amparando aos que mais precisam. Mesmo após o término do evento, os atletas podem continuar doando”, informou.