06 AGO 2021
TRÂNSITO
Dia Mundial do Pedestre é celebrado neste domingo
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança Pública (Settrans) lembra sobre o Dia Mundial do Pedestre, celebrado no dia 8 de agosto. Como prioridade no trânsito, o pedestre é o principal ator quando se trata de segurança viária.

Segundo relatório levantado pela Settrans, no período de janeiro a julho de 2021, seis pedestres morreram em decorrência de acidentes de trânsito em Divinópolis, o mesmo número de ocorrências de todo o ano de 2020. Os números dimensionam os riscos que os pedestres são submetidos no dia a dia.

E, por conta deles, cresce a necessidade de conscientização sobre a necessidade de aprender a respeitar e a conviver com quem não está motorizado, já que a segurança de quem está a pé depende dos cuidados de quem está no carro.

Conscientização

Quando se celebra o Dia Mundial do Pedestre, vale destacar que, condutores de veículos devem estar atentos e reduzirem a velocidade em áreas de grande fluxo de pedestres. E que devem, ainda, respeitar as faixas de travessia para pedestres e, no caso de não haver semáforo, dar sempre a preferência ao pedestre. No caso de haver semáforo e ele abrir enquanto ainda há pessoas atravessando, o motorista deve esperar a conclusão da travessia.

Como a segurança não depende apenas do condutor, os pedestres também devem cumprir sua parte. Prestar atenção a todo o ambiente que o cerca, estar seguro de que foi visto por condutores antes de atravessar as vias; evitar fazer a travessia em curvas e esquinas; usar sempre a faixa são posturas do pedestre consciente.

Pedestres não devem também caminhar ou atravessar vias falando ao celular ou trocando mensagens de texto; devem observar se o semáforo está aberto para sua travessia em segurança.  E, ainda, evitar sair de trás de árvores, postes, outros veículos ou qualquer outro objeto que atrapalhe sua visualização por parte de motoristas e cuidar ao passar próximo de saídas de veículos ou garagens.