30 JUL 2021
Semas reforça os serviços para pessoas em situação de rua
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), lembra a todos que no município existem cinco serviços destinados a atender as pessoas em situação de rua, que são: Serviço de Abordagem Social, Serviço de Atendimento ao Migrante, Centro de Atendimento à Adultos e Família em Situação de Rua, Serviço de Acolhimento em Casa de Passagem e Serviço de Acolhimento Institucional  para Adultos e Família em Situação de Rua. Todos os serviços são oferecidos pela Semas e compõem os serviços da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade do Suas.

O Centro de Atendimento e a Casa de Passagem funcionam 24 horas e estão preparados para acolher a qualquer hora do dia e ou da noite. Durante o dia oferecem higienização e alimentação para os usuários que não querem ficar acolhidos de 12h às 16h, todos os dias da semana. A capacidade é de até 10 usuários na modalidade de pernoite por período equivalente a 14 dias e de até 25 usuários por dia na modalidade de oferta de higienização (banho) e alimento.

Semas oferece os serviços com enfoque na busca ativa de pessoas em situação de vulnerabilidade no centro e bairros do município. Dessa maneira, pode minimizar os impactos e os riscos associados com, entre outros, a situação dos moradores de rua, tais como exposição a doenças, frio, fome, dependência química e violência.

Os acolhidos nos serviços recebem atendimento e acompanhamento da equipe técnica de trabalho e posteriormente são direcionados ao Centro de Atendimento, a Casa de Passagem ou à Casa de Acolhimento, onde, conforme o regramento dos serviços, podem permanecer respectivamente por até 14 dias, três meses e por até seis meses. O serviço também oferece banho e alimentação aos usuários que não estejam institucionalizados, onde são atendidos diariamente aproximadamente 40 pessoas.

O prazo de 14 dias é justificado: em tempos de pandemia, devido a possível transmissibilidade e a contaminação dos usuários já acolhidos na Casa de Passagem ou na Casa de Acolhimento. Para os internos do Centro de Atendimento, o serviço funciona como local de isolamento durante o período necessário, conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos demais órgãos de saúde.

Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 3229-9794 ou 3229-9774.