27 JUL 2021
Prefeitura extrai 2,5 toneladas de entulho em mutirão contra a dengue
Para evitar um possível surto de dengue, a Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti, que eliminou cerca de 2,5 toneladas de focos de criadouros do mosquito.

No sábado (24/7), agentes de endemias percorreram os bairros LP Pereira, Jardim Brasília, Walchir Resende, Prolongamento Walchir Resende, Ipiranga, Vila Belo Horizonte e Vila Santo Antônio. O esforço conjunto de limpeza para inibir a presença do mosquito é realizado nos fins de semana.

Os locais são aqueles onde há alto índice no Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) ou maior incidência de casos. “As pessoas que mostram sintomas da enfermidade devem procurar as unidades de saúde, porque o índice de notificações direciona o mutirão de limpeza”, disse Juliano Cunha, supervisor-geral de Vigilância Ambiental.

O objetivo é remover os grandes reservatórios de água, que são os mais perigosos criadouros do mosquito transmissor do vírus da dengue, da chikungunya, do zika e da febre amarela.

Os seguintes artigos foram coletados: pneus, latas, potes, garrafas, plásticos, lonas, papel, papelão, tanques, tambores ou qualquer outro recipiente que acumule água. Somente terra, entulhos de construção, galhos de árvores, folhas, restos de grama, tábuas e madeiras em geral e móveis velhos não foram recolhidos.