23 JUL 2021
Semc faz homenagem ao Dia do Escritor
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) faz uma homenagem ao Dia Nacional do Escritor, que será comemorado no próximo domingo (25/7). Esse é um profissional que se dedica a levar conhecimento e arte através das palavras, formando textos, poemas, crônicas, contos, romance e prosa.

Divinópolis é considerada berço de grandes nomes da literatura nacional, em razão disso, a prefeitura agradece e parabeniza todos os escritores, que acrescentam imensamente à cultura local, através de suas obras.

Segundo o secretário de Cultura, Diniz Borges, a escrita é uma forma de arte contada, que conecta pessoas de várias gerações. "Não poderia deixar passar em branco uma data tão relevante, diante da importância que representam nossos literários. O pensamento do autor, entra nas nossas mentes e transforma a vida em alegria, viajamos nas histórias, caminhamos por caminhos desconhecidos, dentro de um contexto que vem da alma. Não tem outra forma de expressar se não pela arte”, ressaltou.

Completou sua fala com uma citação de Sandra Ferrari, que disse: “Ser escritor é escrever pelo simples prazer de escrever, dar tudo de si e ainda assim, agradecer. Ser escritor é sê-lo na boca do povo”, destacou.

Historicamente, o Dia do Escritor foi escolhido pelo ex-ministro da Educação e Cultura, Pedro Paulo Penido, em 1960, para homenagear escritoras e escritores brasileiros. A escolha dessa data, deve-se à realização do primeiro festival do escritor brasileiro, patrocinado pela União Brasileira de Escritores (UBE), que ocorreu em 25 de julho de 1960.