22 JUL 2021
Semas realiza diagnóstico e apresenta plano de ação estratégico das ILPIs
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), elaborou o diagnóstico e o plano de ações estratégicas das instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) de Divinópolis. A apresentação dos trabalhos aconteceu na tarde de ontem, (21/07), no auditório do Senac.

O trabalho de diagnóstico teve como objetivo o levantamento de dados para subsidiar a construção do plano de ação estratégico para as ILPI, que possuem parceria com o município, afim de fortalecer e melhorar a qualidade e a prestação de serviço público.

Para elaboração do plano de ação foram realizadas várias reuniões, coletas de dados, análises, visita in loco nas instituições, e tabulação de dados para se diagnosticar alguns pontos relevantes, como:

• Fluxo de entrada dos idosos das instituições;
  • Documentação incompleta ou inconsistentes;
  • Não cumprimento da NOB – SUAS (Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social) e RDC 283 (Dispõe sobre normas de funcionamento para as Instituições de Longa Permanência para Idosos, de caráter residencial) em relação ao RH;
  • Deveres sociais sendo negligenciados.

Diante do diagnóstico, a equipe técnica de campo recomendou um novo diagrama de processo, um fluxograma de atendimento à pessoa idosa, na qual inclui toda rede assistencial, com intuito de sanar problemas com relação a documentação padronizada, plano individual de atendimento e regularizar as questões de recursos humanos.

Após a apresentação do fluxograma, o plano de ação foi explicado detalhadamente por atividades a serem realizadas, quais secretaria responsáveis pela execução da tarefa e o prazo para término da atividade. Dentre os atores responsáveis pela execução do plano proposto estão: Prefeitura Municipal, Secretária Municipal de Assistência Social, Secretária Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Saúde, Câmara Municipal, ILPIs e UFSJ.

Durante a exposição dos trabalhos foi apresentado os valores repassados das nove parcerias celebradas para três instituições, que deram um montante de R$ 601.772,90, mas também foi evidenciado as dificuldades que as instituições estão enfrentando administrativamente e financeiramente com relação aos recursos recebidos. Para sanar as dificuldades serão realizados:

• Apoio técnico ao Conselho Municipal do Idoso;
  • Formalização de termos de parcerias, visando o fomento as atividades desenvolvidas pelas instituições;
  • Execução dos serviços de acolhimento institucional para idosos;
  • Capacitação de representantes das organizações da sociedade civil.

Segundo a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Juliana Coelho, esse trabalho só foi possível graças ao engajamento e motivação de sua equipe, que juntos querem melhorar a assistência social do município. “O município de Divinópolis avança na Política Municipal de atendimento ao Idoso e o diagnóstico da situação das instituições de longa permanência para idosos, construído pela SEMAS, foi um importante marco e ponto de partida para este importante trabalho que será desenvolvido junto a Secretarias e demais segmentos”, ressaltou.

Estiveram presentes representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Secretarias de Assistência Social (Semas), Saúde (Semusa), de Cultura (Semc) e de Governo (Segov), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Conselhos Municipais do Idoso (CMI), da Assistência Social (Cmas) e de Saúde (CMS), Obras Assistenciais Vila Vicentina e Nossa Senhora Aparecida (Lar dos Idosos), Centro Especializado em Assistência Social (Creas), e Centros Especializados em Assistência Social (Cras) Nordeste, Noroeste, Sudeste, Sudoeste e Sudoeste Distante.