09 JUL 2021
Divinópolis retorna à Onda Amarela e Prefeitura emite novas regulamentações
Após reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, a Prefeitura de Divinópolis informa que o município retorna para a Onda Amarela do programa Minas Consciente a partir de segunda-feira (12/07).

Esta reclassificação está no Decreto nº 14.485/21 que também regulamenta atividades comerciais, industriais e de prevenção ao coronavírus. Importante que toda sociedade tenha conhecimento da íntegra do decreto para que cumpra as novas regulamentações, em especial, comerciantes e empresários para que nada seja descumprido por desconhecimento.

A decisão para o decreto da Onda Amarela está baseada nos indicativos do governo do Estado, relacionado ao Minas Consciente e aos dados relacionados ao município e a microrregião. Conforme os dados apresentados, a pontuação da Macrorregião Oeste, da qual Divinópolis faz parte, caiu de 22 para 16 e na microrregião os números caíram de 21 para 16 pontos.

A nova regulamentação prevê, dentre várias questões, o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre pessoas. A ocupação de espaços, para realização de eventos de qualquer natureza, incluindo-se atividades religiosas, pode ser de, no máximo 75% da área, e, no máximo, 250 pessoas, desde que se cumpra o distanciamento mínimo.

As repartições públicas municipais seguirão funcionando por meio de divisão de pessoal e turnos, por duas equipes, cada qual formada por contingente equivalente a 50% dos servidores de determinado setor para a prestação de serviço em jornada reduzida de 6h, para os cargos cuja jornada regular corresponda a 8h, além de 2h em regime home office, com emissão de relatório respectivo.

Continuam obrigatórias todas as medidas preventivas como uso de máscaras, lavagem frequente as mãos, disponibilização de álcool em gel, distanciamento social, controle de entrada e de filas de clientes, dentre outras.

O declínio na pontuação é um esforço conjunto das medidas de saúde e também da colaboração da população em relação as regras sanitárias. Então, é fundamental que toda a população continue respeitando todas estas medidas preventivas para que os indicativos da Covid-19 permaneçam em queda e, aos poucos a vida e a economia do município possa ir retornando à normalidade.

Caso tenha conhecimento de alguma irregularidade, o cidadão pode denunciar anonimamente através do WhatsApp da Vigilância Sanitária (37) 9 9111-0030 ou por meio do App Divinópolis, abrindo um chamado, selecionando a aba “Coronavírus”.