07 JUL 2021
Semusa adere ao projeto Saúde em Rede
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está participando do projeto Saúde em Rede, um projeto do Governo de Minas Gerais, com o objetivo de promover a organização das Redes de Atenção à Saúde.

O programa Saúde em Rede é um processo de educação permanente que tem como objetivo desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da Atenção à Saúde com foco nas necessidades dos pacientes do SUS.

As tutoras municipais, Daniela Dias Vasconcelos e Cíntia Siqueira Araújo Soares, já participaram de quatro encontros de formação de tutores e o último encontro contou com a presença de 26 tutores em formação, de 13 municípios das microrregiões de Divinópolis, Lagoa da Prata e Santo Antônio do Monte. A última reunião aconteceu nos dias (30/06) e (01/07) na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

Cada município conta com uma unidade laboratório, onde as oficinas acontecerão a nível municipal e, em Divinópolis, a unidade escolhida foi a Estratégia Saúde da Família (ESF) Vale do Sol.

Segundo a diretora de Atenção Primária, Daniela Dias Vasconcelos, o projeto Saúde em Rede será uma oportunidade para alinhamento dos protocolos e fluxos nos serviços ofertados pelo SUS. “Com o objetivo de fortalecer a linha de cuidado materno-infantil, ampliando a possibilidade de reorganização de outras políticas públicas no município", explicou.

De acordo com a diretora da Atenção Secundária à Saúde, Cíntia Siqueira Araújo Soares, o trabalho em rede é essencial para garantir à população uma saúde de qualidade e integral. “O projeto vem para fortalecer este trabalho em rede, consequentemente melhorando a assistência para a população do município”, ressaltou.