05 JUL 2021
Semusa lembra importância do Julho Amarelo
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, neste Julho Amarelo, relembra a população sobre a relevância da conscientização sobre as hepatites virais, reforçando as ações de vigilância, prevenção e controle dessas doenças.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, por via sanguínea, relações sexuais desprotegidas ou compartilhamento de seringas e objetos cortantes (lâminas de barbear, alicates de unha), também pode ser transmitida de mãe para filho, durante a gravidez.

No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, essas inflamações são causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.

A Semusa recomenda que a população, que faça o teste rápido de Hepatite B e C, gratuitamente, em qualquer posto de saúde, em caso de resultado positivo, o tratamento está disponível na rede pública de saúde. A vacina contra hepatite B também está disponível em todas as unidades de saúde.

Segundo a referência técnica no Programa de Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Atenção Primária, Vilânia Cristina, a prevenção sempre será a melhor estratégia. "É extremamente importante prevenir, porque as hepatites virais são curáveis se forem diagnosticadas precocemente, por isso, procure a unidade de saúde e saiba mais informações”, orientou.

Saiba mais sobre cada tipo de Hepatite

A Hepatite A tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.

Já a Hepatite B é o segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.

A Hepatite C tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado.  A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte, e não tem vacina.

Já a Hepatite D é causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.

A Hepatite E é causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e é transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.