A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou mais um ciclo de encontros virtuais com especialistas na prática pedagógica de ensino remoto, nesta terça-feira (29/06), como parte do programa da Semana do Ensino Híbrido.
Os eventos foram transmitidos ao vivo no canal do YouTube do Centro de Referência dos Profissionais da Educação (CRPE), responsável pela organização, e estão disponíveis para qualquer interessado. “As palestras são muito importantes para que olhemos para os desafios educacionais e esperemos tempos melhores. Vejo essas reuniões como oportunidades para refletir sobre possíveis ações e caminhos no contexto atual. A rede municipal é muito forte; professores e gestores estão comprometidos com o ensino e o desenvolvimento dos alunos no dia a dia”, destacou Andreia Dimas, secretária municipal de Educação.
Às 11h, a professora dr.ª Ana Elisa Ribeiro abordou o tema “Ensino híbrido: oportunidades e desafios na prática pedagógica”. Ana Elisa Ribeiro é professora titular do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal (Cefet-MG), atuante na pós-graduação em estudos de linguagens e na graduação em letras e doutora em linguística aplicada pela UFMG.
Às 14h, as professoras Isabel Pauline, Arlaine Gabriela e Auxiliadora Padilha falaram sobre “Ensino híbrido e metodologias ativas na prática pedagógica: planejamento e avaliação” e, às 15h, foi realizada a oficina “A sala de aula invertida no ensino remoto”.
Profª. Isabel Pauline é mestra e doutoranda em educação matemática e tecnológica pela UFPE, mestra em linguística pela UFPB, licenciada em letras com habilitação em língua inglesa pela Fafica, graduada em comunicação social com habilitação em jornalismo, colíder do grupo de pesquisa NEPPI/IFPE, pesquisadora no LabEducat/UFPE, consultora pedagógica na Prática.Edu e professora do IFPE, campus Recife.
Profª. mestra Arlaine Gabriela é mestra em educação matemática e tecnológica pela UFPE, licenciada em matemática pela UPE, especialista em ensino da matemática pela Unifacol, pesquisadora no NEPPI/IFPE e no LabEducat/UFPE e consultora pedagógica na Prática.Edu.
Auxiliadora Padilha é professora associada para Atividades de Educação a Distância da Universidade Federal de Pernambuco e colíder do Lab, tem graduação em pedagogia, mestrado e doutorado em educação e pós-doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha.