A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Atenção Primária à Saúde (APS) informo que mantém aberto o Programa Saúde na Escola (PSE). As equipes das Unidades de Atenção Primária à Saúde têm atuado diretamente na integração e articulação permanente entre a Saúde e Educação, conforme os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) contribuindo para a formação dos estudantes.
As ações estão sendo realizadas de forma remota, conforme orientação do Ministério da Saúde, através da divulgação de vídeos, atividades online e atividades que são encaminhadas para as famílias.
As ações desenvolvidas pelo programa são: combate ao mosquito Aedes aegypti; promoção das práticas corporais, como atividades física e lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de doenças como sarampo; promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação do flúor.
Há também a verificação da situação vacinal; promoção da segurança alimentar, alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva; ensino ao direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST/AIDS; promoção da saúde ocular.
Segundo o secretário de Saúde, Alan Rodrigo, essa junção beneficia os alunos das escolas públicas do município. "Esta gestão assumiu um compromisso no desenvolvimento de ações educativas e de assistência à saúde direcionadas aos estudantes e seus familiares através das escolas contempladas”, ressaltou.
A execução dessas ações envolve a atuação de profissionais da rede intersetorial composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, dentistas e auxiliares de saúde bucal, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais e educadores físicos.
Esse programa foi instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286/2007 com caráter intersetorial envolvendo a Saúde e Educação, visando contribuir na formação integral de crianças e jovens da rede pública de ensino por meio das ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. A gestão do programa está sendo realizada pelo Grupo de Trabalho Intersetorial do Município (GTI-M PSE), instituído pela Portaria conjunta nº001/2021 – Semusa/Semed.