23 JUN 2021
Vigilância recolhe mais de 19 toneladas de resíduos em maio

Combater a propagação de dengue. Esse foi o objetivo das atividades de limpeza em propriedades e dos mutirões de limpeza de bairros empreendida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).  No mês de maio, a equipe de agentes de endemias da Vigilância Ambiental recolheu, em 38 localidades, o total de 19.076 quilos de entulho que poderiam prejudicar a saúde pública. Foram retirados 12.354 quilos de reservatórios e mais 6.722 quilos de pneus.

A região Norte foi a que mais teve material coletado, 5.150 quilos de reservatórios de água e mais 1.512 quilos de pneus. Nesta região as equipes passaram pelos bairros Afonso Pena, Padre Libério, Bom Pastor, Jardim das Oliveiras, Candelária e Prolongamento do Bom Pastor.

Na região Nordeste foram retirados 3.130 quilos de reservatório e 185 quilos de pneus nos bairros Danilo Passos II, Jardim Candidés, Itaí, Vila Rica, Vila Romana e Jardim das Mansões.

O mutirão de limpeza recolheu, na região Sudeste, 826 quilos de reservatórios e mais 2.667 quilos de pneus nos bairros Vale do Sol, Quinta das Palmeiras, Interlagos, Maria Helena, Sagrada Família, Paraíso, Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora das Graças.

A região Sudoeste, eliminou 2.350 quilos de reservatórios e mais 364 quilos de pneus nos bairros São Cristóvão, Jardinópolis, São José, Realengo, Floresta e Geraldo Pereira. Na área Central foram retirados 570 quilos de objetos que poderiam acumular água e mais 1.760 quilos de pneus em ação realizada nos bairros Sidil, Porto Velho, Esplanada e Centro.

Na região Oeste foram 328 quilos de reservatórios retirados e mais 234 quilos de pneus nos bairros São Roque, Vila Belo Horizonte, Santa Cruz, Sion, Tietê, Campina Verde e Santo Antônio dos Campos.

Equipamentos como caminhão, caminhonetes pick up, sacos plásticos e luvas são usados durante a atividade. Os alvos são residências cujos moradores são acumuladores sem condição para remover os resíduos sólidos domésticos ou em outra questão social e os bairros com alto risco de epidemia de dengue segundo o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024