15 JUN 2021
Vigilância Sanitária reforça vistorias e impõe uma interdição e 132 multas
A Prefeitura de Divinópolis, em parceria com a Polícia Militar, inspecionou 188 locais, de 7 a 13 de junho, para assegurar o cumprimento dos decretos municipais e estaduais relacionados com a intensificação de esforços para combater o coronavírus, com providências restritivas nos horários de abertura e no funcionamento de estabelecimentos de diversos ramos de atividade.

As ações de fiscalização resultaram em interdição de um laboratório e 132 autuações: 100 por participação em eventos e aglomerações, 23 em bares,  duas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, duas em escola de ensino regular, uma em agência bancária, uma em loja de conveniência, uma em fábrica de roupas, uma em loja e uma por evento não autorizado pela Vigilância Sanitária.

Os fiscais emitiram auto de infração sanitária sob responsabilidade dos organizadores dos eventos, e o público abandonou os recintos sem transtorno. Os locais listados para fiscalização foram priorizados de acordo com a quantidade de denúncias apresentadas sobre as atividades.

Nas escolas da rede municipal de ensino, as inspeções in loco foram realizadas para verificar a implementação de providências sanitárias necessárias à retomada das aulas presenciais quando forem autorizadas.

Na mesma semana, junto com o trabalho de fiscalização, a equipe de apoio monitorou campos de futebol, bares, zona rural, supermercados e feiras livres nos bairros Esplanada, Niterói e Planalto para assegurar que as normas sanitárias se cumprissem.

Canais de comunicação

A Vigilância Sanitária enfatiza que a população deve denunciar situações que estejam em desacordo com os decretos municipais e outras providências de controle para prevenir Covid-19 no WhatsApp (37) 99111-0030 ou no App Divinópolis, onde as chamadas podem ser abertas selecionando-se a guia “Coronavírus”.

O órgão também requer a colaboração dos cidadãos quanto ao uso de máscara em locais públicos, à higienização das mãos e à prevenção de aglomerações, especialmente em festas clandestinas.