11 JUN 2021
EMOP
Emop orienta funcionários sobre normas sanitárias
Em matéria de requisitos de segurança e saúde na pandemia, a Empresa Municipal de Obras Públicas e Serviços (Emop), monitora o cumprimento das regras básicas de segurança para os colaboradores.

O objetivo é prevenir, controlar e mitigar os riscos decorrentes da Covid-19, que tem provocado emergência de saúde pública de importância internacional. Por esta razão, a Emop criou o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, que definiu as normas básicas de segurança e saúde dos colaboradores em tempo de pandemia.

No trabalho, as práticas de higiene e a conduta geral adotadas são:

- Instruir a todos os trabalhadores sobre a prevenção de contágio por coronavírus e a forma correta de higienização de mãos e outras providências preventivas.
- Desenvolver mecanismo e procedimentos que permitam aos trabalhadores reportar aos superiores imediatos se estão doentes ou experimentam sintomas.
- Executar procedimentos contínuos de higiene de mãos com água e sabão em intervalos regulares. Se não é possível lavar as mãos, imediatamente usar sanitizante de mãos adequadas, como álcool 70%.
- Evitar que as mãos toquem a boca, o nariz e o rosto.
- Manter distância segura entre os trabalhadores, considerando as orientações do Ministério da Saúde e as características do ambiente de trabalho.
- Informar sobre como prevenir contatos próximos como abraços, beijos e apertos de mão.
- Tomar providências para reduzir a intensidade e a duração do contato pessoal entre trabalhadores e entre estes e o público externo.
- Priorizar providências para distribuição da força de trabalho ao longo do dia, evitando a concentração em só um turno.
- Limpar e desinfectar locais de trabalho e áreas comuns durante intervalo entre turnos ou quando se designa que um trabalhador ocupe o posto de trabalho de outro.
- Reforçar a limpeza de sanitários e vestiários.
- Adotar procedimentos para, tanto como for possível, evitar o toque de superfícies com alta frequência de contato, como maçanetas, corrimãos, etc.
- Reforçar a limpeza de pontos de alto contato como corrimãos, banheiros, maçanetas, mesas, cadeiras, etc.
- Privilegiar a ventilação natural nos locais de trabalho.