06 JUN 2021
Idosos e pessoas com comorbidade de 25 anos ou mais podem se cadastrar

A Prefeitura de Divinópolis informa que já está aberto (06/06), o cadastramento para vacinar as pessoas com comorbidades de 25 anos ou mais e para idosos de 60 anos ou mais (data de nascidos até 30/06/1961), dando sequência ao calendário da vacinação por idade.

A vacinação será realizada a partir dessa terça-feira (08/06) e o imunizante disponível é AstraZeneca. O cadastramento já está disponível no site da Prefeitura (www.divinopolis.mg.gov.br) e ou no APP Divinópolis - Opção Vacinação Covid-19.

A vacinação deste público acontecerá em sistema de drive thru, no Centro Administrativo.

No dia da vacinação é fundamental que a pessoa tenha em mãos: documento de identidade com foto; comprovante de endereço; Carteira do SUS ou da Unidade de Saúde, Cartão de Vacina e Laudo ou Declaração médica comprovando a comorbidade (consultar Nota Técnica em anexo para mais esclarecimentos).

Lembrando que as pessoas que irão se vacinar não podem ter recebido outra vacina nos últimos 14 dias e não ter tido Covid-19, com início dos sintomas nos últimos 30 dias e não estar com sintomas de Covid-19.

A Prefeitura pede que todos que forem se vacinar, respeitem rigorosamente o horário marcado no comprovante de cadastramento e TENHAM MUITA ATENÇÃO COM O LOCAL INDICADO. É fundamental o respeito a esses horários para que não haja filas.

VACINAÇÃO SOLIDÁRIA

Em razão do momento delicado que passamos, em que muitas famílias passam por necessidades de cunho material e, principalmente, alimentar, a Prefeitura de Divinópolis continua com a campanha para arrecadação de alimentos. Assim, aquelas pessoas que se dirigirem aos postos de vacinação por meio de drive thru, se sensibilizarem com a situação e quiserem fazer a doação de alimentos não perecíveis, os mesmos serão remetidos para as famílias em vulnerabilidade através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Para mais esclarecimentos sobre as comorbidades, é fundamental a leitura integral da Nota Técnica em anexo. De acordo com o Ministério da Saúde as comorbidades são:

•    Diabetes melitus;
•    Pneumopatias crônicas graves;
•    Hipertensão Arterial Resistente (HAR);
•    Hipertensão arterial estágio 3;Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão permanente e/ou comorbidade;
•    Doenças cardiovasculares;
•    Insuficiência cardíaca (IC);
•    Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;
•    Cardiopatia hipertensiva;
•    Síndromes coronarianas;
•    Valvopatias;
•    Miocardiopatias e Pericardiopatias;
•    Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;
•    Arritmias cardíacas;
•    Cardiopatias congênita no adulto;
•    Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
•    Doença cerebrovascular;
•    Doença renal crônica;