28 MAI 2021
SAÚDE
Reaberto cadastro de vacinação profissionais da educação e pessoas de 35 anos ou mais com comorbidade

A Prefeitura de Divinópolis informa que hoje (28/05) a partir das 18h, será reaberto o cadastramento de vacinação para pessoas de 35 anos ou mais com comorbidades e para professores e educadores da área administrativa do grupo de educação da 1ª, 2ª e 3ª etapa do cronograma de vacinação dos profissionais da educação.

As pessoas com 35 anos ou mais que possuírem alguma dessas comorbidades listadas abaixo poderão realizar o seu cadastramento no site da Prefeitura (www.divinopolis.mg.gov.br ) ou no APP Divinópolis - Opção Vacinação Covid-19, atenção ao local indicado no comprovante de cadastro.

No dia da vacinação é fundamental que a pessoa tenha em mãos: documento de identidade com foto; comprovante de endereço; Carteira do SUS ou da Unidade de Saúde, Cartão de Vacina e Laudo ou Declaração médica comprovando a comorbidade. É necessário preencher o termo de responsabilidade no momento do cadastro, e trazê-lo no momento da vacinação.

De acordo com o Ministério da Saúde as comorbidades são:

•    Diabetes mellitus;

•    Pneumopatias crônicas graves;

•    Hipertensão Arterial Resistente (HAR);

•    Hipertensão arterial estágio 3;

•    Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão permanente e/ou comorbidade;

•    Doenças cardiovasculares;

•    Insuficiência cardíaca (IC);

•    Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;

•    Cardiopatia hipertensiva;

•    Síndromes coronarianas;

•    Valvopatias;

•    Miocardiopatias e Pericardiopatias;

•    Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;

•    Arritmias cardíacas;

•    Cardiopatias congênita no adulto;

•    Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;

•    Doença cerebrovascular;

•    Doença renal crônica;

•    Imunossuprimidos;

•    Anemia falciforme;

•    Obesidade mórbida Índice de massa corpórea (IMC) ≥ 40;

•    Cirrose Hepática.

Os professores e educadores da área administrativa do grupo de educação da 1ª, 2ª  e 3ª etapa do cronograma de vacinação, também poderão se cadastrar no site ou pelo aplicativo, a partir de hoje às 18 horas.

Terão direito a esta vacinação os profissionais que comprovem vínculo empregatício através de Carteira de Trabalho e declaração da instituição de ensino que conste a série em que o profissional atua.

Relembrando a divisão por grupo, dos profissionais da educação em seis etapas, assim definidas:

Primeira etapa: Professores da educação infantil até o 5º ano.

Segunda etapa: Professores da educação do 6º ao 9º ano e eventuais.

Terceira etapa: Assistentes educacionais, profissionais do setor administrativo, profissionais da educação em readaptação, técnicos escolares, SOE (Supervisor, Orientador de Ensino), auxiliares e serviçais, estes todos devem atuar da educação infantil ao 9º ano.

Quarta Etapa:  Professores do ensino médio. Profissionais do setor administrativo, profissionais da educação em readaptação, técnicos escolares, SOE (Supervisor, Orientador de Ensino), auxiliares e serviçais, todos estes devem atuar no ensino médio.

Quinta etapa: Profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Regional de Educação, Técnico de Informática da Educação.

Sexta etapa: Professores do ensino superior. Profissionais do setor administrativo, profissionais da educação em readaptação, auxiliares e serviçais, todos estes devem atuar no ensino superior.

Lembrando que, a cada etapa, fazem parte do público, os profissionais da rede pública e privada. A expectativa do município é que, de acordo com a remessa de doses recebidas na cidade, toda a categoria seja vacinada em 40 dias.

VACINAÇÃO SOLIDÁRIA

Em razão do momento delicado que passamos, em que muitas famílias passam por necessidades de cunho material e, principalmente, alimentar, a Prefeitura de Divinópolis continua com a campanha para arrecadação de alimentos. Assim, aquelas pessoas que se dirigirem aos postos de vacinação por meio de drive thru, se sensibilizarem com a situação e quiserem fazer a doação de alimentos não perecíveis, os mesmos serão remetidos para as famílias em vulnerabilidade através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).