20 MAI 2021
Vacinação contra influenza atinge apenas 34% do público esperado

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Central de Imunização, acaba de divulgar o quarto balanço parcial da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Divinópolis.

Segundo o relatório divulgado, até terça-feira (18/05), foram aplicadas 22.463 doses da vacina em um público alvo de 66.123 pessoas, o que representa apenas 34% do total. A meta é atingir 90% de cobertura vacinal em cada grupo prioritário. O público alvo passou de 24.557 pessoas para 66.123 com a inclusão do grupo dos idosos e professores no último dia 11 de maio.

No grupo dos idosos, composto por 39.165 pessoas acima de 60 anos, foram aplicadas 5.330 doses, o que representa 13,6% do total. A vacinação no grupo dos professores atingiu, em uma semana, 700 profissionais de um público estimado de 2.401 pessoas (29,2% do total). Podem ser imunizados contra a influenza os professores que atuam nas esferas municipal, estadual, federal e também na rede particular, da educação infantil ao ensino superior. Estes profissionais devem levar comprovante do vínculo empregatício.

É importante destacar que, entre a vacina da Covid-19 e outras vacinas deve-se aguardar um prazo de 15 dias. Portanto, quem tomou recentemente a vacina contra a Covid-19 ou tem a segunda dose agendada, deve ficar atento a este intervalo entre esses imunizantes. Mas é fundamental que as pessoas incluídas nos grupos prioritários, tão logo passe o intervalo de 15 dias, procure uma unidade de saúde e se imunize também contra a influenza.

No grupo das gestantes foram imunizadas 1.265 mulheres, de um total de 2.096, o que representa 60,3% do total. O grupo das puérperas, que são as mulheres que tiveram parto até 45 dias, é formado por 345 mulheres e, deste total, 283 já foram imunizadas, o que representa 82,1%.

Merece destaque a vacinação das crianças de 6 meses a menores de 6 anos. Esse grupo é formado por um público estimado de 14.654 crianças e foram imunizadas 9.827, o que representa apenas 67,1% do total. É fundamental a atenção dos pais para que levem seus filhos para serem imunizados.

No grupo formado pelos trabalhadores da saúde, composto por um público estimado de 7.462, foram imunizadas 5.058 pessoas, que representa 67,8% do total.