11 MAI 2021
SAÚDE
Saúde monitora pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, seguindo a orientação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), tem realizado diariamente, por meio de um grupo multiprofissional, o monitoramento telefônico de contatos de casos suspeitos ou confirmados da Covid-19.

O acompanhamento destes contatos está sendo realizado gradativamente, de acordo com os dados que constam na ficha de notificação. O primeiro passo é a identificação da pessoa com suspeita ou confirmação de Covid-19, em seguida, são informados os nomes e telefones das pessoas que tiveram contato próximo com o paciente, para que sejam monitorados.

Se o contato apresentar sintomas, é orientado a procurar atendimento no serviço de saúde presencial ou pelo TeleCovid (3229-6810) conforme o protocolo municipal estabelece. Quando o período de isolamento completa os 14 dias, este monitoramento é encerrado e os dados são informados à SES.

De acordo com a enfermeira e referência técnica da Diretoria de Atenção Primária à Saúde,     Joseane da Silva, o monitoramento dos contatos é uma estratégia essencial, reconhecidamente eficaz para impedir a propagação e interromper a cadeia de transmissão da doença no município. “Nosso grupo tem realizado contato telefônico diariamente, monitorando os contatos de casos suspeitos e notificados da Covid-19 no município. Este grupo é composto por servidores treinados, que se apresentam e explicam o motivo da ligação, seguindo critérios bem definidos para o acompanhamento destes contatos durante o período de isolamento. Caso os contatos apresentem sinais e sintomas da doença, estes profissionais os orientam a procurarem o teleatendimento (Telecovid) ou os serviços de saúde presenciais (unidade de saúde, Upa ou Samu), considerando os sintomas relatados”, explicou.