Uma vez que o município progrediu para a Onda Vermelha do plano Minas Consciente, o serviço de castração gratuito de cães e gatos nos bairros será reiniciado a partir de segunda-feira (03/05) com o funcionamento do Castramóvel, informa a Prefeitura de Divinópolis, por meio do Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa).
Segundo o cronograma, as próximas localidades atendidas serão Frei Galvão e São Simão, onde os procedimentos serão realizados durante duas semanas. O objetivo é controlar a população de animais que vive nas ruas das áreas periféricas do município.
São 140 machos e fêmeas, de cães e gatos acima de seis meses, que estão inscritos para castração no Castramóvel. De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental, Érson Ribeiro, as inscrições aconteceram em março, mas as cirurgias de esterilização não aconteceram devido à Onda Roxa do Minas Consciente. “O Crevisa entrará em contato com os tutores inscritos para agendar data e horário de atendimento”, informou. Para obter mais detalhes, os inscritos nesta região devem ligar para 98826-3288.
Durante as operações no veículo, de acordo com o protocolo de segurança de Covid-19, providências de higiene e proteção serão tomadas, como distanciamento de 3 metros, higienização com álcool em gel e uso de máscara de proteção respiratória.
Aplicativo
A partir de segunda-feira (03/05) o agendamento de esterilização no Crevisa será retomado a cada primeiro dia útil no App Divinópolis, menu Serviços, item Castração e subitem Solicitar Castração.
Neste mês de abril, os profissionais prestaram serviços como esterilização e chipagem que foram agendados em fevereiro na plataforma digital. Os procedimentos estiveram dirigidos a animais de ONGs e entidades protetoras que não foram atendidos devido à Onda Roxa. O Crevisa realizou em média 25 operações de esterilização gratuitas por dia.