29 ABR 2021
Divinópolis Juro Zero
Governo Municipal elabora programa que vai pagar juros de crédito financiado para microempreendedores individuais, microempresários, empresas, artistas e produtores rurais formalizados.

A Prefeitura de Divinópolis, visando diminuir os impactos causados pelas restrições impostas no comércio elaborou um projeto de lei que cria o programa “Divinópolis Juro Zero” que consiste em subsidiar os juros de financiamentos para empresas que tenham sede em Divinópolis, concedidos por instituições financeiras e cooperativas de crédito, visando o incentivo da retomada da economia local com a manutenção de empregos e promovendo o fomento econômico dos empreendimentos.

O programa consiste na disponibilização de uma linha de crédito proporcionada pelas instituições financeiras e cooperativas de crédito de até R$ 15 mil, sem juros. A quitação poderá ser feita em até 36 parcelas com um período de 6 meses de carência. A lei prevê condições específicas para apoiar ainda mais os pequenos negócios que tenham mulheres, idosos, negros e deficientes como proprietários ou sócios.

Atentos a situação econômica do município, o programa Divinópolis Juro Zero contará com o apoio da Câmara de Vereadores que votará o projeto juntamente com a proposta de abertura de crédito suplementar para a manutenção do fundo de desenvolvimento econômico.

É uma iniciativa da Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo e da Secretaria Municipal de Fazenda, dentro do Plano de Retomada Econômica, com a intenção de fomentar o empreendedorismo, a manutenção de empregos, promovendo o desenvolvimento da economia local em um momento de dificuldade devido à pandemia do novo coronavírus, em conjunto com o Legislativo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Ângelo, explica que “o Juro Zero é um programa inovador, é um modelo de programa novo e vem para auxiliar as empresas e empreendedores a superarem este momento tão difícil que a economia vem passando. Os pequenos empreendedores que têm mais dificuldade de conseguir crédito com as instituições financeiras terão a oportunidade de acesso a um dinheiro que servirá para mantê-los em atividade”.

O secretário de Fazenda, Gabriel Vivas, ressaltou que “a Prefeitura vai facilitar o acesso às operações de crédito para essas empresas que sofreram com restrições impostas pela pandemia. Com isso, aproximadamente R$ 7 milhões serão injetados na economia de Divinópolis, ocasionando o fortalecimento dos pequenos negócios e a manutenção de empregos”.

Para participar do programa as empresas interessadas devem obedecer a alguns critérios que serão estipulados como a participação em cursos de capacitação de empreendedorismo, garantia que não haja redução dos postos de trabalho e ter sede em Divinópolis, entre outros.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024