26 ABR 2021
Nota Oficial - Orientações em relação ao enfrentamento a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vem, por meio deste, apresentar esclarecimentos acerca do vídeo gravado e divulgado na mídia, em 26 de abril de 2021, durante horário de trabalho, pelo médico Delano Santiago Pacheco.

Divinópolis possui um protocolo de “Orientações às UBS/ESF em relação ao enfrentamento a Covid-19 - Divinópolis/MG”, com última versão atualizada em 18 de março de 2021, pelo renomado infectologista e também professor e pesquisador da Universidade Federal de São João del-Rei, Gustavo Rocha.

As recomendações municipais gerais de abordagem e manejo clínico de infecções pelo novo Coronavírus seguem as diretrizes do Protocolo de Manejo Clínico do novo Coronavírus (Covid-19) na Atenção Primária à Saúde (Versão 9) do Guia de Vigilância Epidemiológica em Covid-19 e normativas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Minas Gerais (SES/MG).

Cabe ressaltar que, conforme protocolo municipal, em casos de diagnóstico de Síndrome Gripal (SG), todas as pessoas deverão realizar o isolamento domiciliar por 10 dias, à partir da data de início dos sintomas e para seus contatos domiciliares e próximos, o isolamento é de 14 dias após a última exposição potencial, havendo monitoramento pela equipe de saúde quanto a possível evolução para quadro sintomático.

Em relação à confirmação diagnóstica de casos da Covid-19, há critérios para tal fim que não se restringem exclusivamente à confirmação por testagem, sendo possível a confirmação por critério laboratorial (biologia molecular através do RT-PCR e imunologia através da testagem rápida), critério clínico-epidemiológico, critério clínico-imagem e critério clínico.

O exame de testagem rápida é coletado em usuários sintomáticos a partir do 14º dia do início dos sintomas devido ao período de janela imunológica e, independente do resultado (positivo ou negativo), o usuário permanece em isolamento e monitoramento por um período de 10 dias.

O exame RT-PCR tem indicação de coleta entre o 3º e 7º dia a partir do início dos sintomas e segue as diretrizes da SES/MG quanto aos critérios para coleta: usuários hospitalizados, pessoas com condições clínicas de risco para complicações da Covid-19, profissionais de saúde, segurança pública, idosos e trabalhadores de serviços essenciais.

A Semusa não tem medido esforços no sentido de garantir assistência de qualidade a todos os usuários suspeitos e confirmados para a Covid-19 bem como seus contatos, com vistas a evitar a disseminação do vírus e adoecimento da população.

Infelizmente, algumas pessoas estão utilizando o momento para politizar a situação. No entanto, o que deve ser feito é seguir as bases científicas e orientações dos órgãos superiores de saúde pública e isso a Prefeitura de Divinópolis tem cumprido rigorosamente.