19 ABR 2021
Desenvolvimento Econômico inventaria 435 itens turísticos

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, realizou o inventário de 435 itens turísticos da cidade. Este trabalho teve início no mês de março com a atualização do inventário, através do site do Portal Minas Gerais.

Os itens inventariados se dividem em: informações básicas da cidade, meios de acesso ao município, sistemas de segurança, sistemas hospitalares, serviços e equipamentos de hospedagem, serviços e equipamentos de alimentos e bebidas, serviços e equipamentos de agências de turismo, serviços e equipamentos de transporte turístico, serviços e equipamentos de eventos, serviços e equipamentos de lazer, atrativos naturais, atrativos culturais, atividades econômicas / produção associada ao turismo, realizações técnicas e científicas contemporâneas, gastronomia, prato típico e outros. Todos estes serviços são divididos em três módulos (A, B e C) e estes em diversas categorias.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Luiz Ângelo Gonçalves, é inegável que a atividade de planejamento do turismo exige uma pluralidade de esforços e conhecimentos. “Sendo assim, diversos itens foram inventariados a fim de se obter um resultado satisfatório no que tange ao empenho em prol de atividades turísticas produtivas para a cidade e para a população” destacou.

Atualmente dentro da plataforma do www.minasgerais.com.br, Divinópolis encontra-se com apenas 48 itens que foram inventariados nas gestões passadas e portanto, a atividade de inventariar todos esses 435 itens de Divinópolis foi realizada com o intuito de aumentar a demanda turística na cidade.

Outro objetivo é o de estabelecer uma aproximação dos residentes e dos turistas com a cultura e a infinidade de serviços oferecidos pelo município. Assim, o Portal Minas Gerais a partir da liberação da equipe da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais) se encontrará repleto de informações disponíveis e atualizadas sobre Divinópolis.

Este inventário foi realizado pelo secretário Luiz Ângelo Gonçalves, pelo gerente de Turismo, Gustavo Guimarães de Oliveira, e pela estagiária de turismo Izabela Aparecida Gontijo.

Módulos A, B e C

O módulo A se resume em instalações e serviços necessários para a satisfação dos residentes e turistas, tornando fácil e prático o deslocamento e o proveito na cidade. A categoria destinada às informações básicas do município compreende uma série de dados indispensáveis para o turista se localizar e compreender a região. Os meios de acesso configuram-se como os sistemas de transporte, bem como a identificação das principais vias da cidade. Além disso, esse módulo A abarca os serviços de segurança e hospitalares de Divinópolis, dentre outras atividades.

O módulo B se refere aos principais estabelecimentos prestadores de serviço da cidade, a fim de proporcionar ao turista uma viagem de qualidade e também auxiliar o residente do município. Nele estão contidas as categorias de sistema de hospedagem, alimentos / bebidas, agências de turismo, equipamentos de transporte turístico, de eventos, de lazer, dentre outros.

Já o módulo C contempla os elementos e atrativos que motivam o turista e o residente a saírem pela cidade a fim de conhecer tais pontos. Contém categorias destinadas aos atrativos naturais, aos culturais, às atividades econômicas / produção associada ao turismo, além de elementos gastronômicos / pratos típicos de Divinópolis. Esses itens são de extrema importância para o próspero desenvolvimento da atividade turística na região.