14 ABR 2021
100 dias - Secretaria de Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio do secretário Diniz Borges Filho, divulgou hoje (14/04) o relatório de 100 dias respectivos à gestão atual. Nesta apresentação foram relatados os progressos já realizados neste novo mandato.

Foram finalizados os pagamentos de contas do Inciso II da Lei Aldir Blanc que disponibiliza recursos para a manutenção de espaços artísticos e culturais, que tiveram suas atividades interrompidas pelas medidas de isolamento social da Covid-19.

No setor de cultura popular, foram organizadas exposições no hall de entrada da Prefeitura com as datas das Festas de Reinado e marcos culturais. Em fevereiro foi exposto ao público o projeto “Abre Alas”, retratando o carnaval da cidade, com fantasias e objetos que contam sua história.

Em março realizaram uma homenagem às mulheres que fizeram parte da cultura municipal. “Mulher e Cultura: Orgulho Divinopolitano”, um agradecimento especial a Adélia Prado, Zélia Brandão, Batistina, Tia Elza, Celeste Brandão, Lina, Dona Joana Reinadeira, Dona Joana Benzedeira, Irene Silva, Rosa de Freitas, Maria Cândida, Dona Oralda e várias outras que fizeram a diferença em nossa cidade.

Outras ações foram, a mudança de endereço da Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago para um novo espaço e a reintegração do Vagão Literário, sua unidade de extensão. Com a mudança, a biblioteca deixará de pagar um aluguel de R$ 32 mil por mês e passará a pagar R$ 9 mil, ou seja, uma economia de R$ 23 mil ao mês; R$ 276 mil ao ano.

Foram catalogadas todas as praças da cidade e iniciada a revitalização da Praça Benedito Valadares, Praça do Santuário, na qual será reativado o funcionamento das fontes, a troca de iluminação, além de pintura e demais reformas necessárias.

Já o Museu Histórico realizou sua mudança de endereço em companhia ao Arquivo Público para a Estação Ferroviária, onde está a sede da Secretaria de Cultura. Na qual registrou, limpou e efetuou a manutenção do acervo do museu, essa modificação será em prol das propostas a serem desenvolvidas juntamente com as universidades Una e Uemg para a reforma do Casarão, onde sediava.

O Teatro Usina Gravatá retomou o projeto de reforma do telhado e todas as restaurações necessárias. Na parte interna e externa está sendo executada a limpeza geral. O projeto AVCB do teatro já está sendo analisado pelo Corpo de Bombeiros.

Na Escola de Música “Maestro Ivan Silva” além das reparações, está sendo realizada a conferência do patrimônio escolar, retomando as rematrículas via telefone, e outros. Devido a suspensão dos encontros presenciais, foi criado um estúdio na escola para que as aulas acontecessem de forma virtual.

No Acervo de Artes Plásticas foi iniciada a recuperação de esculturas, descupinização de peças em madeira, manutenção e limpeza de molduras e telas, entre outros. Na Praça Ceus, foi realizada a limpeza geral no prédio e abertura da biblioteca, que terá o nome de Dona Joana, benzedeira que marcou a comunidade.

Acesse o site e encontre mais novidades: https://cultura.divinopolis.mg.gov.br/