13 ABR 2021
UPA dispensa capacetes Elmo por consumo de oxigênio

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), após receber Nota Técnica emitida pela White Martins, fornecedora e responsável pela linha e sistema de gases da unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto / Hospital de Campanha contra Covid-19, informa que “apesar de esclarecer que inobstante a importância e benefícios os quais os Capacetes Elmo representam no eficaz tratamento de pacientes acometidos de Covid-19 e/ou Síndrome Respiratória Aguda Grave, ficou evidenciado no parecer técnico emitido para instituição, que além do consumo do aumento de consumo de O2 para utilização dos Capacetes nesta Unidade, o qual representa um incremento no consumo para acima do contratualizado com a fornecedora e que, neste instante não há garantia para ampliação deste fornecimento que já foi previsto para este ano em 30% de aumento, a Unidade ( que essencialmente é UPA – Unidade de Pronto Atendimento) não conta com rede de gases suficiente e adequada para utilização simultânea de respiradores e capacetes”.

Tendo em vista que tais limitações neste instante agregam riscos consideráveis na assistência prestada aos pacientes, e diante da impossibilidade de alteração da rede de gases e ampliação no fornecimento de O2 neste momento, a Secretaria Municipal de Saúde, reencaminha a Fiemg os 30 capacetes Elmo  dispensados ao Hospital de Campanha de forma que esta poderá disponibilizá-los para instituições às quais estejam estruturadas e preparadas neste momento para utilizá-los.

No entanto, a Semusa, salienta que o Hospital Público Regional Divino Espírito Santo, através de um projeto estadual em parceria com o município de Divinópolis, estará brevemente disponibilizando 20 novos leitos de UTI Covid e 40 novos leitos de enfermaria de retaguarda COVID, com atendimento 100% SUS, e que nesta oportunidade seria extremamente importante que a Fiemg pudesse disponibilizar novamente os 30 Capacetes Elmo para utilização na assistência a estes pacientes em estrutura adequada e segura para seu funcionamento.

Este comunicado foi realizado pela Semusa, por meio do Ofício SMS/DV/GS nº 061/2021, encaminhado ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Flávio Rosco Nogueira; ao presidente da FIEMG Regional Centro Oeste, Eduardo Soares; ao presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Print Junior; ao Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, José Braz Dias e ao presidente do Conselho Municipal de Saúde, Warlon Carlos Elias.