19 MAR 2021
Autoridades realizam força tarefa para enfrentamento à Covid-19 em Divinópolis

Na manhã desta sexta-feira (19/03) foi realizada uma importante visita técnica ao Hospital Público Regional de Divinópolis com a presença de autoridades e equipe de profissionais para analisar a possibilidade de abertura de novos leitos no local.

A expectativa é que o município possa ampliar o quantitativo de leitos de imediato para o enfrentamento à Covid-19. Técnicos da empresa que gere a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto analisaram se a parte do hospital que está praticamente terminada, tem condições de ser utilizada de imediato e a previsão é de que sejam instalados no local 40 leitos de enfermaria e 20 de CTI para atendimento às pessoas com Covid-19.

Além da quantidade de leitos, outra questão a ser analisada é a capacidade de contratação de equipe técnica disponível para trabalhar no local. É de total interesse do município de Divinópolis que mais leitos possam ser abertos o quanto antes, mas questão técnica e burocrática será analisada na tarde desta sexta-feira (19/03).

Após a visita técnica ao Hospital Regional, as autoridades e técnicos foram conhecer a estrutura do Hospital de Campanha e do Hospital São João de Deus. Participam desta força tarefa o prefeito Gleidson Azevedo, a vice-prefeita Janete Aparecida, o deputado federal, Domingos Sávio; o deputado estadual, Cleitinho; o superintendente regional de Saúde, Júlio Barata; o secretário municipal de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva; o secretário de Trânsito, Lucas Estevam e representantes das forças de segurança.

Farão a análise técnica, os profissionais: chefe de gabinete da secretaria de Estado da Saúde, João Márcio Silva de Pinho; a gerente do Projeto de Hospitais Regionais, Carla Carvalho Martins; a enfermeira e chefe do escritório de Gestão de Leitos do Governo do Estado, Adriana Vilela Avila de Castro; e os assessores Izabella Oliveira Nascimento, Ana Claudia e Alexandre Scotti.

Vale lembrar que, no acordo da Vale com o Governo de Minas, tem um valor previsto para a finalização de seis hospitais regionais e o Hospital Regional de Divinópolis é um deles. A Prefeitura de Divinópolis ressalta que tem total interesse na retomada das obras e já estão sendo analisadas às questões relativas às prestações de contas, estadualização dos terrenos, dentre outros aspectos.