08 MAR 2021
Semas busca reestruturar Serviço de Acolhimento Institucional

Melhorar o atendimento individualizado ao morador de rua para alcançar a independência como cidadão. Essa é a proposta da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que está empenhada em organizar e reestruturar os serviços oferecidos à população que vive às margens da sociedade em situação de extrema vulnerabilidade, incluído o Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias em Situação de Rua.

Com olhar humanizado, seguindo orientações legais, a Semas busca local que apresente infraestrutura com espaços aconchegantes, iluminação e ventilação adequadas e ambiente agradável para os usuários e a equipe de profissionais de atendimento. O Serviço de Acolhimento deve permanecer localizado na região central para facilitar aos usuários o acesso a outros serviços.

Implantado em 2014, o serviço que integra a Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas), tem por finalidade acolher provisoriamente pessoas adultas com idade mínima de 18 anos e grupo familiar com ou sem criança.

O serviço tem alcançado alto índice de efetividade. As ações realizadas resultaram em números expressivos de pessoas que estiveram acolhidas e puderam superar a situação de vulnerabilidade. O atendimento integral garante condições de estadia, alimentação, convívio e endereço de referência. O objetivo é acolher e garantir proteção integral aos usuários auxiliando a prevenir a escalada de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos.

Atendimento

O Serviço de Acolhimento Institucional oferece 25 vagas para ambos os sexos. Prevista em legislação, a permanência no acolhimento tem prazo de seis meses, que pode ser prorrogado mediante avaliação por parte da equipe técnica respeitando as potencialidades e os desafios do usuário.

O acesso dá-se mediante demanda espontânea, encaminhamento da rede socioassistencial e políticas intersetoriais de Divinópolis. A equipe especializada multiprofissional realiza funcionamento ininterrupto com monitores que trabalham em turnos por vinte e quatro horas.

Como parte da construção do processo de saída das ruas são realizadas pela equipe técnica encaminhamentos para inserção em programas de transferência de renda e de benefícios da assistência social, acesso a serviços de saúde, educação, retiradas de documentos e orientação para ingressar no mercado de trabalho para que o usuário possa alcançar a autonomia.