15 FEV 2021
Cultura homenageia carnavalescos de Divinópolis

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), homenageará diversas pessoas que fizeram e fazem parte da história do Carnaval de Divinópolis. A primeira homenageada será Zélia Brandão, ícone do carnaval divinopolitano.

O Secretário Municipal de Cultura, Diniz Borges, destaca que, além da exposição que já está no hall da prefeitura, serão realizadas entrevistas com diversas pessoas que marcaram a história carnavalesca de Divinópolis, começando hoje com Zélia Brandão e também haverá um painel virtual de fotos do Carnaval de Divinópolis que estará disponível no site https://cultura.divinopolis.mg.gov.br/ nesta terça-feira (16/02).

Zélia Brandão no contexto carnavalesco de Divinópolis

Zélia Brandão chegou em Divinópolis em 1987 e, à frente da “Só Festas Locadora” mostrou sua garra e competência no quesito comemorações. Desde 2014, Zélia Brandão é Cidadã Honorária de Divinópolis por indicação do então edil Marquinho Clementino.

No ano de 2000 passou a assinar a coluna social Zélia Brandão no Jornal Agora. Seu trânsito livre nos eventos sociais da cidade e seu perfil festeiro fez com que a sociedade aclamasse por uma festa com sua chancela. Ela atendeu ao pedido e, em 2003, lançou o baile “Zélia Brandão abre as cortinas do passado”.

A cada ano o pré-carnavalesco arrebanhava animado público não só de Divinópolis, mas de toda a região. Em todas as suas edições o baile surpreendia pelo espaço cultural que Zélia fazia questão de valorizar e, assim, foram lembrados os 100 anos do Frevo, Colombina, Carmem Miranda, dentre outros. Na Copa do Mundo, cada detalhe da sua fantasia ostentava um pedaço da nossa história.

O Pré-Carnavalesco Zélia Brandão era ansiosamente aguardado e os participantes se produziam com lindas fantasias e acessórios carnavalescos. Era só alegria e sorrisos clicados nas 15 edições pela equipe do Luiz Fotógrafo, o que resultou num acervo de 20.000 fotos que hoje estão sendo selecionadas e irão para o livro que Zélia Brandão lançará ainda este ano.