12 FEV 2021
Prefeitura oferecerá capacitação para mão de obra

A Administração Municipal, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social, com representantes da sociedade civil, reuniu-se, no Centro Administrativo, para discutir a implementação de projeto de capacitação e inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social no mercado de trabalho.

O projeto está associado ao uso de recursos do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) que estava imobilizado, para proporcionar capacitação inclusiva à força de trabalho.

A solução consiste em usar recursos disponíveis na Secretaria de Assistência social, quais sejam 69 máquinas de costura, duas bordadeiras, quatro máquinas de corte, três mesas de corte, equipamentos de salão de beleza e oficina de marcenaria completa ‒ para oferecer pequenos cursos de capacitação de até três horas para formar a população mais vulnerável, nos bairros periféricos, possibilitando a absorção no mercado de trabalho.

De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Juliana Coelho, a expectativa é de que os equipamentos passem a ser utilizados: “Esperamos que, juntos com a rede de pessoas que querem beneficiar a cidade, usemos os equipamentos para capacitar as pessoas para o mercado de trabalho. São recursos que estavam imobilizados por quase oito anos. Entendemos que a maior dignidade que podemos dar às pessoas é o trabalho; esse é o maior benefício social que qualquer um pode obter”, destacou.

Os recursos do Acessuas serão empregados em parceria com agentes de diversos segmentos econômicos, como Sesi, Senai, Senac, Sincondiv e Grupo de Educação Ética e Cidadania (Geec). Em outros segmentos também haverá cooperação: o Sinvesd apresentou as necessidades do setor para absorção de mão de obra; a Apae trabalhará em inclusão de pessoas com deficiência; o Sicoob Divicred oferecerá microcrédito para absorver a mão de obra; a Associação Comunitária de Aproveitamento de Mão de Obra e Aprendizagem de Divinópolis (Acamoad) colaborará com a criação de cooperativas e o Centro Universitário Una Divinópolis incluirá o Curso de Moda.