03 FEV 2021
DIVIPREV
Diviprev conquista certificação no Programa Pró-Gestão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Divinópolis (Diviprev) conquistou a certificação Nível II no Programa Pró-Gestão de Regimes de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS). A autarquia municipal foi submetida a uma pré-auditoria presencial por uma entidade credenciada pela Secretaria de Previdência, no dia 8 de janeiro. O objetivo foi comprovar a capacidade do instituto em dar continuidade ao processo de certificação.

O Diviprev passou pelo processo formal de auditoria de certificação em conformidade com as regras do programa, nos dias 1º e 2 de fevereiro. O auditor do Instituto Totum analisou o Instituto de Previdência Municipal avaliando o cumprimento de 24 ações, envolvendo as dimensões de Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.

O Programa Pró-Gestão tem por objetivo incentivar os RPPS a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e maior transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.

A certificação é um processo de reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão e proporciona benefícios internos e externos à instituição. Externamente, o Diviprev pode obter maior credibilidade e aceitação perante outras organizações com as quais se relaciona. Internamente, obter um certificado de conformidade ajuda a conhecer a instituição e melhorar os seus processos, evitando retrabalho e reduzindo custos e alcançando mais eficiência.

Após meses de dedicação, empenho e trabalho de toda a equipe, dentre os 24 critérios avaliados, o Diviprev obteve a pontuação máxima (100%) em todos os quesitos para a obtenção do certificado. “Comprovando mais uma vez o comprometimento com uma gestão previdenciária transparente e de excelência”, destacou o superintendente, Aguinaldo Henrique Ferreira Lage.

A certificação no Programa Pró-Gestão RPPS possibilitará ao Diviprev ampliar em 10% sua aplicação na renda variável, além de propiciar a concessão de empréstimos consignados tão logo o Conselho Monetário Nacional regulamente a competente matéria.

“Dentre os 219 RPPS existentes em Minas Gerais, o Diviprev tem o orgulho de fazer parte do seleto grupo composto por agora seis RPPS certificados. Marco histórico na trajetória do Diviprev, que vem dividir a alegria desta conquista com todos os seus colaboradores e segurados”, afirmou o superintendente.