21 JAN 2021
Semad informa servidores sobre mudança para recebimento de salários

A  Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia  (Semad), através do Ofício Circular nº 001/2021, faz esclarecimentos aos servidores, a respeito da transição da Caixa Econômica Federal para o Itaú Unibanco.

A partir da licitação realizada, o Itaú foi o ganhador e, com isso, os salários pagos pela Prefeitura de Divinópolis, Câmara Municipal, Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Divinópolis (Diviprev) e Empresa Municipal de Obras Públicas e Serviços (Emop), serão de competência deste novo banco.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Thiago Nunes Lemos, o  pagamento referente ao mês de janeiro será pago normalmente pelo banco anterior (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil), exceto para os novos servidores que começaram a trabalhar a partir de 1º de janeiro de 2021, que receberão pelo Itaú. “O pagamento referente ao mês de fevereiro será pago pelo Itaú, assim, todos os servidores deverão abrir suas contas ou regularizar as já abertas , o mais breve possível” informou.

Após a abertura das contas não é necessário apresentar o número dela na Prefeitura, o processo é feito de forma automática. As contas abertas para recebimento de salários terão gratuidade nos principais pacotes de serviços de conta corrente até dezembro de 2025, além de anuidade gratuita de cartão de crédito até a mesma data.

Caso ocorra qualquer inconsistência, durante ou depois da abertura das contas, as irregularidades devem ser encaminhadas para a Semad para que sejam rapidamente sanadas. “É de grande importância que os gestores das secretarias municipais, Câmara, Diviprev e Emop, solicitem a todos, paciência e cooperação, considerando que o processo de transferência de uma instituição financeira para outra é trabalhoso e de complexidade vultosa e sua não conclusão, acarreta na impossibilidade de realizar os pagamentos dos salários ”  alertou.

As contas poderão ser abertas das seguintes maneiras:

- Portabilidade: servidores, aposentados e pensionistas que quiserem receber em outro banco, deverão procurar um dos pontos de atendimento presencial para abertura de conta portabilidade. Neste caso não é possível a abertura de conta via aplicativo, sendo obrigatória a presença em uma das agências.

- AplicativoItaú Abreconta” (exceto conta para portabilidade): é só baixar gratuitamente nas lojas de aplicativos dos smartphones. Para a abertura das contas via aplicativo é necessário colocar o CNPJ do empregador: Prefeitura ( CNPJ 18.291.351/0001 -64), Câmara (CNPJ 23.774.227/0001-90), Emop (CNPJ 20.949.285/0001-19), Diviprev (04.286.331/0001-90). Quem já possui conta no Itaú precisa dar o aceite no aplicativo.

O servidor que utilizar o aplicativo para a abertura de conta e quiser escolher a agência bancária que funcionará dentro do Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis, deverá escolher esta agência no momento da abertura, colocando o endereço comercial como Avenida Paraná n° 2.601 - São José, CEP: 35.501-170. O número da agência PAB da prefeitura será o 5331 .

- Pelo site: Neste link https://bityli.com/Uorf8 tem um vídeo explicando como é fácil abrir a conta através do site do Itaú www.itau.com.br/abrir-conta .

- Presencialmente nas agências de todo o país: portando RG, CPF ou CNH dentro da validade. Os atendimentos nas agências em Divinópolis estão com horários exclusivos para os servidores. De 9h às 10h atendimento para maiores de 60 anos e de 15h30 às 17h30 exclusivo para servidores públicos municipais, aposentados e pensionistas. Em Divinópolis os endereços das agências são: rua Goiás n° 1311; rua Goiás n° 384 e avenida Primeiro de Junho n° 427, todas no Centro.

- Presencialmente no posto de atendimento provisório: localizado no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (preferencialmente para servidores da Semed, Semusa e Centro Administrativo), a partir do dia 25 de janeiro, nos seguintes horários  (  sem interrupção para o almoço): segundas de 10h às 18h; terças, quartas e quintas de 9h às 17h; sextas de 8h às 16h.

- Agendamentos: Os atendimentos poderão ainda ser agendados através da central do Itaú, ligando para o número 0800-555-7071, de segunda a sexta-feira de 9h às 18h, marcando dia e horário para ser atendido.

Processo Licitatório

A mudança de banco aconteceu através do processo licitatório n° 334/2020, pregão eletrônico nº 216/2020, para a contratação de instituição financeira que prestará serviços bancários de processamento e gerenciamento de créditos provenientes da Folha de Pagamento dos servidores municipais ativos, contratados, empregados, comissionados, agentes políticos, aposentados, pensionistas, pensionistas judiciais, conselheiros tutelares e estagiários da Prefeitura Municipal de Divinópolis, do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Divinópolis, da Câmara Municipal e da Empresa Municipal de Obras Públicas em caráter de exclusividade, com a permissão gratuita de uso de espaço físico para a instalação de Posto de Atendimento Bancário.