15 JAN 2021
Começam as inscrições para o Encceja 2020

As inscrições para Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 já estão abertas. A inscrição é voluntária e gratuita e deve ser feita até dia 22 de janeiro, pela internet, no Sistema Encceja.

O Encceja é uma oportunidade para quem busca a certificação do ensino fundamental ou do ensino médio. É um exame voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino: no mínimo 15 anos completos para o Ensino Fundamental e no mínimo 18 anos completos para o Ensino Médio. As provas do Encceja acontecerão no dia 25 de abril de 2021.

Serão quatro provas objetivas sendo cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma redação. Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história e geografia. Para o ensino médio, as áreas avaliadas são ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e redação, ciências humanas e suas tecnologias.

Na preparação para o exame, o Inep oferece material de estudo gratuito para o ensino fundamental e ensino médio, como apostilas e provas anteriores. A inscrição e todas as informações podem ser acessadas pelo portal do Inep: enccejanacional.inep.gov.br ou no CESEC Divinópolis pelo telefone (37) 3221-0847 (das 13h às 17h).