15 MAI 2020
ESF Primavera completa 11 anos de atividade

Com atividades iniciadas no final de abril de 2009, ESF Primavera completa aniversário de 11 anos este mês. A unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) Primavera está localizada na área nordeste de Divinópolis, rua Flamboyants, n° 159, Bairro Primavera e se fortalece como uma porta de entrada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Os profissionais de saúde buscam promover a qualidade de vida da população divinopolitana  e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação e o uso de tabaco. Dentre os atendimentos realizados pelo local estão: consultas de enfermagem, Pré-natal, vacinação, atendimento psicológico uma vez por semana, atendimento odontológico para todas idades, dentre outros.

Os bairros contemplados pelo serviço do ESF Primavera são: Halim Souki, São Lucas, São Geraldo, Primavera, Del Rei, São Simão, Nova Suíça , São Simão e recentemente o conjunto habitacional São Frei Galvão.

A equipe do ESF Primavera e sua trajetória

Os trabalhos foram iniciados com uma equipe completa composta por um enfermeiro, uma médica, uma técnica de enfermagem em 2009. Ao longo desses 11 anos, vários profissionais prestaram serviço no local. Porém, o Enfermeiro Wellington da Cunha e Técnica de Higiene Bucal Lucélia Trindade, que ingressaram  na equipe 3 meses depois de sua abertura,  perduram até os dias atuais.

Os profissionais de saúde que contemplam o ESF são: gerente de setor, médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, quatro agentes comunitários de saúde, agente de endemias, dentista, técnica em saúde bucal, auxiliar em saúde bucal e auxiliar nos serviços gerais.

Nestes anos foram beneficiados cerca de 3.000 habitantes e acompanhados 400 nascimentos. O ESF Primavera completa apenas os 11 primeiros anos de uma trajetória que busca contemplar o bem-estar da população.

Fonte: Assessoria - PMD