04 MAI 2020
Covid-19: Percentual de ocupação de leitos reduz para 44,7% em Divinópolis

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Vigilância em Saúde, divulgou a situação dos pacientes internados com quadro clínico suspeito de Covid-19, nas redes hospitalares do município nesta segunda-feira (04/05). A última atualização aponta 44,7% de ocupação de leitos, significando uma redução em relação ao relatório anterior, que indicava 45,4%.

A média foi calculada considerando os dias úteis no período entre a 15ª semana epidemiológica e o encerramento da 18ª semana, com base nos dados divulgados pelos hospitais Santa Lúcia, Santa Mônica, São João de Deus, São Judas Tadeu e UPA Padre Roberto.

Até a presente data, há 13 pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) com quadro clínico suspeito de Covid-19. Já aqueles que se encontram no setor de enfermaria são 20 no total.

Internações

Desde o dia 13 de abril desse ano, a Unidade Pronto Atendimento – UPA 24h, conta com uma estrutura temporária para atendimento de pacientes com suspeitas de infecção pelo novo coronavírus, o Hospital de Campanha. Dessa forma, houve um aumento no número de leitos, contabilizando 26 acamações de UTI para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Já em 26 de abril, o Hospital São João de Deus disponibilizou mais 20 leitos, também da rede pública.

Sendo assim, o município passou a contar com 134 leitos de UTI, sendo 56 na assistência do SUS e 78 na assistência da saúde suplementar. A partir de 27 de abril, o número de ocupação de leitos começou a ser contabilizado separadamente. Logo, gráficos apontam que o percentual de ocupação de leitos em UTI suplementar é de 41%, enquanto na UTI SUS é de 50%, segundo o último balanço.

Os resultados demostram uma redução nas internações pelo SUS, reforçando que Divinópolis é referência para outros municípios e atende uma população de 351.00 habitantes. Ressalta-se que na rede suplementar, os leitos podem ser ocupados por habitantes de outras regiões que possuem convênios com hospitais particulares da cidade.

A Prefeitura Divinópolis informa que a situação das internações nos hospitais do município é monitorada diariamente.

Fonte: Assessoria PMD
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024