04 MAI 2020
Influenza A: Relatório indica 121,41% de cobertura vacinal em Divinópolis

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou nesta segunda-feira (04/05), dados atualizados da cobertura vacinal contra a Influenza A. Após a primeira fase, com ênfase no atendimento à profissionais da saúde e idosos, chegou a vez de outros grupos prioritários receberem a vacina.

Até o momento, o município obteve 45.030 doses do Governo do Estado e imunizou 34.891 pessoas dentre os grupos. Os dados parciais apontam um percentual de 121,41 % de cobertura vacinal em toda a cidade.

Dos 4.119 profissionais da saúde registrados na cidade, 5.960 já foram vacinados. O número é superior devido à nova determinação do Ministério da Saúde que incorpora novos trabalhadores da saúde na campanha de vacinação, em 2020. Logo, isso corresponde à 144,70% de imunização. Destaca-se que a população é definida pelo Ministério da Saúde a cada ano.

A população idosa, acima de 60 anos, equivale a 24.618 de acordo com o número de habitantes. Destes, 28.931 receberam a dose (incluindo idosos que não vacinaram em anos anteriores), referindo-se à 117,52 %.  Os dados apontam que 156,69% do público alvo foram vacinados.

No que diz respeito aos grupos prioritários, o relatório aponta que foram vacinados: 33 detentos; 70 funcionários do Sistema Prisional; 595 integrantes das Forças de Segurança e Salvamento; 641 caminhoneiros; e por último, 220 motoristas de transporte coletivo.

O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Sousa, ressaltou a preocupação da secretaria com os atendimentos. “As doses dependem da liberação do Estado. Elas chegam em parcelas e a partir daí, são direcionadas de acordo com as demandas. Mas estamos felizes com o resultado da campanha e esperamos atender mais pessoas” conta.
Fonte: Assessoria PMD