Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo do site
Facebook

Ir para conteúdo

Prefeitura de Divinópolis
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAR
25
25 MAR 2020
SAÚDE
Semusa vai construir um hospital de campanha para atender pacientes do Coronavírus em Divinópolis

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (IBDS) apresentou nesta quarta-feira (25/03), através das redes sociais oficiais do município, um Plano de Ação Especial para o enfrentamento conjunto do Coronavírus (COVID-19) em Divinópolis/MG.



O plano inclui a montagem, a estruturação e a operacionalização imediata (em 10 dias) um hospital de campanha com 20 leitos de Terapia Intensiva (UTI) e 20 leitos de observação para atendimento dos pacientes infectados pelo COVID-19, no estacionamento da Upa Padre Roberto. A proposta leva em consideração o contrato de gestão e operacionalização, já existente entre o IBDS e a SEMUSA, e a expertise do Instituto na montagem e estruturação de serviços assistenciais na velocidade que o cenário epidemiológico nos exige. Os novos leitos para atendimento do COVID-19 serão totalmente destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e cumprirá todo o regramento aplicado a essa tipologia de serviço.



O corpo de profissionais será composto por 40 técnicos de enfermagem, 8 enfermeiros, 1 coordenador médico, 16 médicos intensivistas, 8 auxiliares de serviços, 2 agentes administrativos, 2 fisioterapeutas, 2 psicólogo e 1 coordenador geral. O valor inicial do investimento é de aproximadamente R$ 1.400 milhão, podendo sofre variações se não houver o uso total de insumos.

Amarildo Sousa, secretário da pasta, lembra que a Unidade de Pronto Atendiemnto - Padre Roberto (Upa ) em Divinópolis, não é regional, mas atende algumas cidades da região, por isso a importância de um plano de ação que vise amparar o município para evitar um colapso na rede de saúde.

“Precisamos trabalhar preventivamente e correr contra o tempo. Quando falamos de saúde, não podemos esperar que quadros graves apareçam para que medidas sejam tomadas. Esperamos que com os planos e propostas, possamos ter êxito no tratamento de possíveis infectados como em todo processo de combate ao vírus”, destaca Amarildo.

Enfrentamento ao vírus

A situação epidemiológica atual do Brasil aponta para o mesmo comportamento da pandemia observada na Itália, ou seja, é esperada uma similaridade na curva epidêmica de casos de infecção e consequente mais necessidade de leitos de maior complexidade. Reconhecendo a deficiência na cobertura de casos que necessitam de leitos de UTI e a dificuldade de acesso a esses equipamentos mesmo em períodos fora de epidemia no Brasil, o plano surge como proposta para prevenir um colapso na rede de saúde e para possibilitar tratamento e cura ao maior número de pessoas.

Divinópolis registrou o primeiro caso confirmado de Minas Gerais, o que mobilizou as autoridades e os especialistas da área da saúde que, desde então, trabalham na construção de medidas para minimizar o número de infectados.

 

Fonte: Assessoria PMD
Newsletter
Receba informativos em seu e-mail
Avenida Paraná, 2777 - Belvedere
CEP: 35501-170
Atendimento de segunda a sexta, das 12:00 às 18:00 horas.
brasão
Facebook
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia