18 MAR 2020
Coronavírus: Prefeitura reforça higienização no transporte público

Devido ao surto do Covid-19 em Divinópolis, classificada geograficamente como “Zona de Transmissão do Coronavírus”, a Prefeitura instaura medidas preventivas. Entre as ações realizadas, os veículos integrantes do Consórcio Transoeste, composto por três empresas, são higienizados durante sua circulação. O objetivo primordial é assegurar os cidadãos que necessitam usufruir estes meios de transporte. A ação foi orientada pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança Pública (Settrans) e visa atingir cem por cento da frota divinopolitana.

A iniciativa de higienização foi instituída nesta quarta-feira (18/03). O ponto de limpeza destaque no município foi o último ponto de ônibus da Rua Pernambuco, entre Avenidas Antônio Olímpio de Morais e 1º de Junho, Centro, onde foi realizada a ação preventiva nos veículos do Transporte Coletivo da Cidade de Divinópolis (Trancid). A parada final dos veículos públicos, localizado no bairro Planalto, foi destinado à Exdil. Já a frota urbana da Transpratur recebeu as medidas de higienização em sua garagem.
A medida consiste na higienização dos bancos, barras de suporte e sinalizadores internos. A limpeza foi realizada por contribuintes devidamente equipados com anteparos, como luvas, máscaras e roupa protetora. Durante o fluxo de passageiros, os servidores entram nos veículos e aplicam álcool e demais produtos redutores de micro-organismos. Os compostos utilizados visam a redução de possíveis contaminações. Além disso, os indivíduos presentes no ônibus recebem álcool para higienizar suas mãos.

Segundo o Secretário Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança Pública, Marcelo Augusto, a preocupação com as frotas municipais de transporte público é fator essencial nesta pandemia enfrentada por Divinópolis. “É de extrema importância a higienização do transporte coletivo. Com isso, a gestão municipal está comprometida em cumprir medidas como esta, que buscam amenizar a situação do Coronavírus”, explicou.

A secretaria orienta ainda que os usuários do transporte público observem algumas regras para a prevenção a propagação do Coronavírus como:
Evitar fechar as janelas e as tampas superiores, ajudando na circulação de ar dentro do veículo.
Evitar abraços, beijos e apertos de mão.
Sempre que tossir cobrir a boca com um lenço descartável ou a parte interna do antebraço.
Não utilizar o transporte público caso apresente algum dos sintomas do vírus.