13 JAN 2020
Força-tarefa retira camelódromo na rua São Paulo

Uma força-tarefa composta por 200 pessoas iniciou a retirada da estrutura do camelódromo, na rua São Paulo, nesta segunda-feira (13/07). A equipe foi composta por servidores das secretarias municipais de Planejamento Urbano, Saúde, Serviços Urbanos, Trânsito e Emop, além da policia civil, militar, bombeiros e Samu.

A desocupação do local foi definida em um acordo entre representantes da Prefeitura de Divinópolis, da Defensoria Púbica, dos ambulantes e da Câmara de Vereadores. Todos os 78 boxes serão removidos ainda nesta segunda-feira. A ação teve inicio às 6h da manhã após a Settrans e policias realizarem todo isolamento do local. Os fiscais da Seplam percorreram todos os boxes conferindo se estavam vazios, apenas oito continham mercadorias.

Todos os produtos foram retirados, embalados e identificados, os respectivos proprietários devem procurar a prefeitura, no prazo de até 60 dias para retirar, portando as notas fiscais dos produtos.  A secretaria municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Flavia D’Alessandro explicou que será definido com a receita federal todo o procedimento para retirada dos produtos. “Vamos definir se serão retirados via Prefeitura ou via receita. A princípio foram retirados e armazenados em uma sala trancada”, completa.

As equipes da Semsur e Emop realizaram a retirada dos boxes e a limpeza do local, foram retirados quatro caminhões repletos de lixos e entulhos. Todo mobiliário pertencente a prefeitura foi levado ao pátio da Semsur, onde já se estuda a melhor forma de aproveitamento do mesmo. Segundo a secretaria de Serviços e Operações Urbanas, Cláudia Machado, algumas secretarias já tem planos utilização do material retirado do local. “Vamos procurar usar da melhor forma tudo que der para aproveitar, o restante vamos direcionar a coleta seletiva”, explicou.

A Settrans planeja abrir a parte de baixo da rua São Paulo, para melhorar o fluxo do  trânsito no centro e fazer mais uma via de acesso para as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).  O Secretário Municipal de Transito e Transporte, Marcelo Augusto, conta que estão em fase final os estudos sobre como vai funcionar o transito no local e principalmente se a pavimentação existente vai aguentar o fluxo. “Vamos estudar bem como serão as mudanças, pois a rua em um local de grande movimento do centro”, finaliza.