07 JAN 2020
Biblioteca Ataliba Lago inicia programas de inclusão e comitê Jovem

A Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago, convida a população divinopolitana para apresentação do programa e formação do Comitê Jovem, na próxima quarta-feira (08/01), às 18h, na Sala Multimeios. O Comitê Jovem é a formação de um grupo de pessoas com idade entre 14 e 29 anos com o objetivo de aproximá-las da biblioteca e ampliar o significado da instituição para comunidade. Para isto, atuam de forma organizada em conjunto com a equipe da biblioteca e contribuem com as estratégias que possuam ajudar a atrair novos frequentadores para o espaço.

O projeto faz parte da plataforma RECODE, que oferece diversos cursos de tecnologias on-line que serão disponibilizados, através da Ataliba Lago. O objetivo é estimular a transformação social e digital de comunidades por meio do protagonismo das bibliotecas e dos jovens. Para isso, oferece apoio e formação para o desenvolvimento de uma nova programação, em sintonia com as demandas locais, tendo a inovação e a tecnologia como aliadas. O percurso visa ao aumento número de frequentadores nas bibliotecas transformadoras e o reconhecimento por suas boas práticas.

A iniciativa busca atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente aos Objetivos quantro (Educação de Qualidade) e oito (Emprego Digno e Crescimento Econômico). O programa está alinhado ao Plano Nacional do Livro e Leitura e tem a parceria do Movimento Bem Maior, com apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas.

Segundo a Coordenara do setor de Biblioteca, Luciene Miranda, a iniciativa da Recode reúne 200 parceiros em todas as regiões do Brasil, com 138 comitês de jovens criados, 90 novas programações já implementadas e 12 mil pessoas contempladas. “É um programa muito importante que oferecer inúmeras oportunidades. Precisamos que a população abrace o projeto e o Comitê. Estamos aguardando vocês”, completa.