07 JAN 2020
Prefeitura inicia o fornecimento dos medicamentos de componente especializado

O Prefeitura de Divinópolis, iniciou o fornecimento dos medicamentos do Componente Especializado (CEAF), na Farmácia Central, nesta segunda-feira (06/01). A entrega era realizada na sede da Superintendência Regional de Saúde. A área de atendimento foi ampliada para agilizar os atendimentos.

Os pacientes que já recebiam os medicamentos no Regional de Saúde precisam se cadastrar na Farmácia Central e assinar o termo de autorização para o transporte do medicamento do Estado para o Município. Este cadastro iniciou em dia 20 de dezembro. A partir de terça-feira (07/01), serão distribuídas 30 senhas por dia, exclusivamente para este cadastro. O atendimento será de 7h30 às 13h.

A entrega dos medicamentos vai seguir o agendamento semanal, já definidos anteriormente. O horário de atendimento será de 7 às 13 horas. É importante estar atento ao novo horário, pois é diferente da rotina do serviço estadual.

Ao chegar à Farmácia Central, o paciente ou seu representante devem se dirigir ao guichê de senhas e informar qual tipo de atendimento ele necessita. Com relação aos processos administrativos das insulinas glargina e asparte, a renovação destes será retomada no final da semana.

Os medicamentos fornecidos pelo SUS são classificados em três grupos: - medicamentos estratégicos (CESAF), que atendem às doenças e agravos de impacto epidemiológico como dengue, malária, toxoplasmose; medicamentos do componente especializado (CEAF), para doenças raras e de alto custo, e componente básico, que atende à maioria das doenças que acometem a população (CBAF).

A municipalização do fornecimento destes medicamentos visa melhorar o acesso e cumprir a meta de descentralização dos serviços de saúde, bem como colaborar com a Superintendência Regional de Saúde para que os medicamentos sejam fornecidos em data adequada aos 57 municípios.