20 DEZ 2019
PREFEITO
Liberado dinheiro para construção de casas do Alto São Vicente

O prefeito Galileu Machado recebeu das mãos do Deputado Federal Domingos Sávio o ofício da Secretaria Nacional de Habitação informando que a Caixa Econômica Federal (CEF) está autorizada a pagar a execução das 24 casas das famílias em situação de aluguel social.

Atualmente, a prefeitura arca com mais de R$40 mil / mês com aluguel social para as famílias que foram desabrigadas depois que suas moradias nos bairros Alto São Vicente, São João de Deus (Vila Olaria) e Nova Suíça foram interditadas devido a desastres climáticos.

As obras que já tem local definido para as casas, estando localizada no espaço conhecido como “Salgadão”, no prolongamento do bairro São Sebastião.  Os beneficiários receberão os apartamentos sem nenhum custo. O imóvel será construído em uma área de 2,2 mil metros quadrados e serão divididos em dois blocos com 12 apartamentos.

O prefeito já foi a Brasília diversas vezes tentar a solução do problema dos moradores. Em 2018 após uma audiência com o ministro e com o deputado, o governo prometeu liberar o recurso de R$ 1,8 milhão por meio do programa “Minha Casa Minha Vida”. No entanto alegou, posteriormente, que devido ao volume grande de contratos que herdou do governo anterior, a dotação orçamentária deste programa havia acabado.

Após mais de 10 anos de luta os recursos foram liberados em caráter excepcional para construção por meio do programa “PPI Vilas e Favelas” através de uma articulação do governo municipal e do deputado federal.

Segundo Domingos Sávio os moradores esperaram pela construção das casas por quase uma década e poder viabilizar a concretização desta luta o motiva a batalhar ainda mais pelo município. “Temos muitos gargalos a resolver, mas com persistência e muito trabalho temos viabilizado importantes obras para Divinópolis”, relembrou.

O prefeito Galileu Machado informou que dará toda celeridade à parte técnica de contratação e início das obras. “Realmente estamos muito satisfeitos de finalmente poder realizar a construção dessas casas. É um sonho para aqueles moradores e uma economia para a prefeitura que vai deixar de gastar com o aluguel social. Agora é mãos a obra”, comemora Galileu.

Fonte: Assessoria PMD