25 OUT 2019
Prefeitura promove “Noite da Poesia Especial” com concurso e homenagens

Para estimular o exercício da arte em poemas e valorizar os profissionais da educação, a Prefeitura de Divinópolis, por meio das Secretarias Municipais de Cultura (Semc) e de Educação (Semed), promoveu a “Noite da Poesia Especial”. O evento foi realizado na quinta-feira (24/10) no Salão Nobre do Estrela do Oeste Clube.

A Noite da Poesia contou com a programação do II Concurso de Poemas. Os ganhadores foram premiados com a Comenda Paulo Freire e livros de literatura.

O momento de premiações contemplou dez classificados, entre eles: cinco crianças de escolas municipais, através das Olimpíadas de Português e cinco trabalhadores da Educação professores e funcionários administrativos.

Durante o evento, homenagem a três personagens importantes na história de Divinópolis. Augusto Fidelis, como 1º Presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumc) e representante da 1ª Noite Municipal de Poesia; Aristides Salgado, Prefeito de Divinópolis durante a criação do projeto; e  José Heleno Ferreira, como professor da rede municipal.

Após as homenagens, houve a declamação dos poemas ganhadores, assim como os da comunidade. No início do evento os participantes puderam se inscrever para enriquecer a noite com mais poemas.  A apresentação musical foi conduzida pela banda Peso Bruto e convidados, como Felipe Cassimiro, Bianca Damas, Cláudio Mendes, Hugo Rodes e Vagner Cassimiro.  Além de toda a programação, a Oficina de Rimas participou do projeto.

Segundo o atendente de público da Biblioteca Municipal Ataliba Lago, Cláudio Guadalupe, cerca de 200 pessoas contemplaram o evento. “Foi uma linda noite, repleta de arte. É uma honra participar de projetos que buscam incentivar a busca pela cultura”, esclareceu.

A realização do projeto incluiu várias entidades: Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro-MG), Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste de Minas Gerais (Sintram), Sindicato de Trabalhadores da Rede Municipal de Educação (Sintemmd), Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sindute), além da Superintendência Regional de Ensino, Câmara Municipal de Vereadores de Divinópolis, Academia Divinopolitana de Letras e Biblioteca Municipal Ataliba Lago.