18 SET 2019
TRÂNSITO
Semana Nacional do Trânsito aborda “Década Mundial de Ações de Segurança”

A Secretara Municipal de Trânsito e Transportes e Segurança Pública (Settrans) promove,entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito em Divinópolis. Neste ano o tema é a “Década Mundial de Ações de Segurança no Trânsito 2011/2020: No trânsito, o sentido é a vida”. Blitzes e ações educativas, simulado de acidente, seminário e teatro fazem parte da programação.

Na quarta-feira (18/09), às 7h30, técnicos da Settrans, farão uma apresentação na Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp), das ações desenvolvidas na ‘Educação para o Trânsito’, estatísticas e vídeo institucional da secretaria.

Durante toda a Semana do Trânsito haverá apresentações teatrais com o grupo de teatro no transporte coletivo e nas faixas de pedestres. Dias 18 e 25, de 16h às 18h, a ação acontecerá no transporte coletivo, em linhas a definir; no dia 21, a ação no transporte coletivo acontecerá de 10h às 12h.

No dia 19, a ação educativa acontecerá na faixa de pedestre da rua São Paulo com a avenida Primeiro de Junho, de 9h às 11h. Dia 20, de 16h às 18h, a atividade será na faixa de pedestre da rua Goiás com Antônio Olímpio de Morais. Na segunda-feira (23/09), a apresentação acontecerá de 9h às 11h da faixa de pedestres da Primeiro de Junho com Rio de Janeiro e, no dia 24 de setembro, de 16h às 18h, a ação será realizada de 16h às 18h, na faixa da rua Pernambuco com Antônio Olímpio de Morais.

De 19 e 23 haverá realização de blitz educativas em locais que não serão divulgados para surpreender os motoristas. Da mesma forma, em 21 de setembro, haverá a realização de um simulado de acidente, que sempre gera impacto em motoristas e pedestres sobre a importância de cuidados pela segurança no trânsito.

No dia 20 de setembro, de 8h às 12h, haverá uma Ação Educativa na Praça do Santuário. Haverá aferição de pressão, exame de glicemia, corte de cabelo, realização de checklist em veículos e motos, emissão das credenciais de estacionamento de idosos e deficientes. Para a emissão das credenciais, os interessados devem levar documento de identificação com foto e comprovante de endereço.

Dia 24, às 19h no Auditório Faculdade Pitágoras será realizada uma palestra com o tema “Mobilidade Urbana” ministrada por Cleiton José de Souza.

Em 25 de setembro, no Teatro Usina Gravatá, às 9h30, acontecerá a solenidade de encerramento da Semana do Trânsito. A abertura do evento será realizada com a apresentação do Hino Nacional executado pela Banda da Polícia Militar, apresentação dos resultados da Semana Nacional do Trânsito e de vídeo institucional da Settrans.

Serão apresentados trabalhos educativos de trânsito, desenvolvidos nas escolas: Escola Estadual Patronato Bom Pastor – Rap do Trânsito; Escola Municipal Dr. Sebastião Gomes Guimarães – Frase; Escola Estadual Antônio Belarmino Gomes – Redação.
Haverá ainda homenagens aos Agentes de Trânsito, que é comemorado em 23 de setembro. Além disso, a solenidade contará com testemunho de uma vítima de trânsito e pronunciamento das autoridades, encerrando com o Hino de Divinópolis, executado pela Banda da Polícia Militar.